Policiais bilíngues recepcionam atletas da Coreia do Sul e turistas
“Welcome to Brazil” (Bem vindo ao Brasil) e How can i help you? (Como posso te ajudar?) foram as frases mais pronunciadas pelos cinco policiais bilíngues do Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (Beptur) que recepcionaram no final da tarde deste sábado (20) os atletas de futebol masculino da seleção da Coreia do Sul, além dos turistas que chegavam de diversas partes do mundo no mesmo instante. Na guarnição, que atuou integrada aos outros 55 PMs que promoveram a escolta da seleção asiática até o Grand Hotel Stella Maris, tinham militares também capacitados em espanhol.
A supervisora do dia, capitã PM Gilmara Oliveira, explicou que a atuação dos policiais bilíngues do Beptur foi reforçada para o período em que Salvador sediará dez jogos de futebol masculino e feminino das Olimpíadas Rio 2016. “Nossa unidade é composta de 50 policiais capacitados nos principais idiomas falados no mundo e desempenhamos funções rotineiras no Aeroporto Internacional de Salvador e nos bairros turísticos da Barra e Pelourinho”, informou a oficial.
Oliveira, que além de policial militar é médica veterinária, fez intercâmbio no estado norte americano de Louisiana e serviu na missão de paz no Timor Leste. “Percorri diversos países asiáticos e também no continente da Oceania. Saber falar outro idioma facilitou a minha vida”, contou a capitã PM, mostrando o braçal utilizado na farda por ela e pelos outros militares indicando quais idiomas falam fluentemente. Acrescentou ainda que no entorno dos hoteis que abrigarão as seleções olímpicas, uma Base Móvel do Beptur, com policial bilíngues, auxiliará no patrulhamento ostensivo.