Políticas Públicas: caminhos para uma Cidade Sustentável
O sociólogo e morador de Lauro de Freitas, Eduardo Andrade realizou uma palestra na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas sobre Políticas Públicas: caminhos para uma Cidade Sustentável na sessão especial realizada em homenagem ao Dia do Assistente Social.
Confira os pontos discutidos – Reflexões:
1. Sustentabilidade Econômica como garantia para a alocação de recursos públicos para a manutenção das políticas públicas.
2. Sustentabilidade Social como desenvolvimento humano a partir das garantias dos Direitos Sociais e Fundamentais instituídos na Constituição de 1988 – Estado de Bem-estar Social.
3. Sustentabilidade Ambiental como parâmetro para o Desenvolvimento Urbano com a proteção e conservação do Meio Ambiente.
Fizemos uma análise a partir do Materialismo Histórico Dialético para compreender o lugar onde se insere o Assistente Social no exercício de sua profissão no enfrentamento das expressões da questão social através das Políticas Sociais.
Situamos historicamente o crescimento das Políticas Sociais nos últimos anos e sua atual retração em função da conjuntura política e econômica em que nosso país está mergulhado.
Analisamos o Desenvolvimento das Políticas Sociais nesse período a partir da questão cultural. Neste sentido distinguirmos Crescimento de Desenvolvimento, sendo o primeiro um processo quantitativo enquanto que o segundo é um processo qualitativo.
Situamos e frisamos a grande contribuição técnica e política que esse Profissional (Assistente Social) vem dando nos diversos campos de atuação e frentes de luta social. Ressaltamos que o Assistente Social dentro de seu projeto ético político vai além da mera operação burocrática dos Projetos e Programas Sociais atuando como Educador Social junto aos usuários (Cidadãos) dos serviços públicos no sentido de despertá – los para para a Consciência Crítica e Propositiva.
Reforçamos a necessidade da inclusão do Assistente Social nas Escolas Municipais, porque acredito que entre todas as Políticas Públicas a Educação é estrutural e estruturante da Sociedade.
Acredito que esse investimento seria uma grande redução de danos e diminuição de gastos públicos em várias áreas. Portanto deixamos como sugestão o desafio aos vereadores daquela casa para aprofundamento dessa matéria e diálogo com o Executivo no sentido de implantar um Projeto Piloto inicialmente em três Escolas do Município.
Essas foram algumas das ideias que fui instrumento para o diálogo com este coletivo por hora homenageado.
Que o diálogo continue em outros espaços e tempo.
Prof. Eduardo Andrade
Sociólogo e Graduando em Serviço Social