População canta e dança com padre Alessandro Campos em show que encerrou homenagens a Santo Amaro de Ipitanga

 População canta e dança com padre Alessandro Campos em show que encerrou homenagens a Santo Amaro de Ipitanga

Ao som de músicas sacras e sucessos de grandes nomes da música sertaneja, as homenagens ao padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, foram encerradas na noite desta quarta-feira (15), com show do padre Alessandro Campos, que lotou a Praça da Igreja Matriz. Esta é a segunda vez que o padre se apresenta na festa do padroeiro.

“A gente sempre fala que o bom filho a casa torna, se eu estou voltando é um bom sinal. Fico muito feliz em saber que o público de Lauro de Freitas curtiu o show. Eu gosto muito de vir à Bahia, porque aqui vocês tem uma energia diferente. Já viajei para mais de 50 países, mas a energia daqui é uma coisa que impressiona”, declarou o padre Alessandro Campos, que recebeu das mãos da prefeita Moema Gramacho uma imagem de Santa Dulce dos Pobres.

O padre destacou ainda a alegria do povo de Lauro de Freitas, parabenizou a Prefeitura pelo evento e agradeceu a oportunidade de voltar ao município. “Fiz no palco aquilo que vocês mais fazem, se alegram, pulam, cantam e dançam, afinal de contas Deus nos criou para sermos felizes. Um dia Jesus disse: eu vim para que todos tenham vida, e a tenham em abundância, é esse o desejo de Deus para cada um de nós. Por isso fizemos hoje uma grande festa, com música, dança, e oração, mas, sobretudo, com alegria.”

A alegria e energia ressaltadas pelo religioso não faltaram em Maria Amélia Silva Araújo, de 87 anos, moradora de Vilas do Atlântico, que dançou durante todo o show. “Minha energia vem de Deus, e procuro sempre fazer o bem e ajudar o irmão quando precisa. A gente tem que estar unido com Deus, por isso eu rezo muito, minha vida é orar. Adoro o padre Alessandro, acompanho ele na TV, e fiquei muito feliz em ver o show de perto.”

A festa do padroeiro aberta no dia 6/01 com novena e quermesse, também comemora os os mais de quatro séculos de fundação da Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga. No encerramento com o padre sertanejo, praça lotada, a prefeita Moema Gramacho lembrou a importância da data. “São 412 de história da paróquia que deu origem à cidade. 412 anos de devoção e fé, que marcam a nossa cultura e nossa identidade”.

Para o padre Juraci, responsável pela Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, no Centro, a festa deste ano foi uma benção. “Faço um balanço como pastor, como pároco, e diria que foi uma benção de Deus. Nota mil, pelo compromisso da comunidade, pelo êxito da nossa festa, pelo crescimento da evangelização, e por Santo Amaro de Ipitanga se tornar mais conhecido, mais amado, e mais querido pela comunidade laurofreitense, e pela comunhão com os poderes públicos e comerciantes, tudo muito bom. Este ano valeu, e eu sempre digo, não deixe a graça passar, e este ano foi uma graça a nossa festa.”

Gestão comprometida com a cultura

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Manoel Carlos dos Santos, também fez um balanço positivo dos festejos em homenagem ao padroeiro do município, e destacou o compromisso da administração municipal com as manifestações culturais de Lauro de Freitas. “O saldo e as manifestações da sociedade foram extremamente positivas, resultado do total apoio da Prefeitura e de um trabalho organizado pela Secretaria de Cultura, mas com a participação de muitas outras secretarias. Durante todos estes dias as pessoas demonstraram sua fé, independente de sua religião, e o carinho que têm pela cidade. A gestão mais uma vez demonstrou o comprometimento que tem com a cultura e a história de nossa cidade”, avaliou.

A festa do padroeiro faz parte do Calendário Oficial de Eventos Culturais do município, aprovado pela resolução de nº 14 do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas através do Fundo de Cultura. Recebem recursos do fundo os projetos aprovados pela maioria absoluta dos membros do CMPC, composto por representantes do poder público e da sociedade civil. Atualmente, Lauro de Fretas tem 52 eventos calendarizados.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Edgard Copque, Lucas Lins e Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

16/01/2020

71 3288 837

*Mais fotos: www.laurodefreitas.ba.gov.br*

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading