População destaca tranquilidade e agilidade nas matrículas do Conservatório de Música da Cidade do Saber

 População destaca tranquilidade e agilidade nas matrículas do Conservatório de Música da Cidade do Saber

No segundo dia de matrículas para os cursos do Conservatório de Música os interessados nas aulas de bateria e técnica vocal com canto coral compareceram à Cidade do Saber (CDS), nesta terça-feira (2). As inscrições são realizadas pela Secretaria da Cultura de Camaçari (Secult), e durante a semana serão realizadas para diversos instrumentos, de acordo com a programação.

Com fluxo de atendimento tranquilo, o assessor pedagógico e coordenador de cursos, Devson Luz, explicou como é o processo de organização. “A gente entrega uma fichinha de número por ordem de chegada, e logo em seguida as pessoas vão sendo direcionadas por blocos até o acesso da oferta efetivamente das vagas pra aquela modalidade, que são distribuídas em dias e horários. Aí, a pessoa que pretende a vaga daquele curso vai até o balcão para ver se encaixa pra demanda dela. Pega essa ficha da vaga, que não é a ficha de ordem de chegada, e se dirige para a estação propriamente dita da matrícula”.

A distribuição das fichas acontece por ordem de chegada, a partir das 8h, até durarem as vagas. Já o atendimento da matrícula ocorre das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.

A dona de casa Edilene Lima, 43 anos, que compareceu à Cidade do Saber para fazer a matrícula dela e da filha no curso de canto coral, falou sobre o processo. “Eu achei super fácil, rápido e o atendimento é ótimo, excelente. Essa é minha primeira vez e estou animada”.

A mesma opinião foi compartilhada pela estudante Lara de Matos Lopes Gonçalves, 18 anos, que já está matriculada para ter aulas de bateria. “Foi tranquilo. Vim cedo, peguei a fichinha e me matriculei. Quero viver uma experiência nova, e gostaria muito, muito mesmo, de fazer algo instrumental”.

Vitória Paraguaçu, 17 anos – amiga de Lara e também estudante –, está animada para começar as aulas de bateria. “Eu, na verdade, sempre cantei, canto desde pequena, só que estava fazendo dança. Saí do mundo da dança e resolvi voltar para a música. Foi aí que surgiu a ideia de fazer bateria, porque foi um instrumento que eu sempre gostei, desde que eu era criança”, finalizou.

Com experiência como cantora, a técnica em podologia, Almerita dos Santos João, 40 anos, conhecida como “Melri”, pretende aprimorar as técnicas vocais com as aulas de canto coral. Ela, ainda, aproveitou para matricular o filho para o curso de bateria. “Eu tô gostando muito. Há muitos anos que eu tô aqui em Camaçari, e esse ano consegui essa vaga. Tô muito feliz. A família toda nessa cultura”, finalizou.

Esta semana as inscrições da CDS ainda ocorrem na quarta-feira (3), para violino, viola, violoncelo, saxofone (a partir de 12 anos) e contrabaixo (a partir de 15 anos); na quinta-feira (4), as vagas são para clarinete, flauta doce e transversal, trompete e trombone (a partir de 12 anos); e na sexta-feira (5), para trompa sinfônica (a partir de 10 anos), tuba sinfônica e percussão sinfônica (a partir de 12 anos). A previsão é de que as aulas sejam iniciadas ainda no segundo semestre.

Na próxima semana acontecem as matrículas dos cursos de práticas esportivas, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Camaçari (Sejuv), de 8 a 12 de setembro, sempre de acordo com o cronograma. O período de inscrições será encerrado no dia 15, para as oficinas de tecnologia.

Ao todo, estão sendo disponibilizadas 3.030 vagas em diversos cursos, com turmas que contemplam crianças com idade a partir dos 5 anos, além de jovens e adultos. As atividades serão distribuídas entre o complexo da Cidade do Saber, Pracinhas da Cultura do Phoc III e os centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca. Em breve, a Secult divulgará o calendário de matrículas para os demais equipamentos.

Critérios de inscrição – serão permitidas, no máximo, duas modalidades por pessoa (sendo uma na área da cultura e a outra do esporte). Está garantida a cota de 20% das vagas para pessoas com deficiência (PcDs) em cada turma, mediante apresentação de relatório médico. Todas as modalidades seguirão rigorosamente as faixas etárias definidas no ato da matrícula.

No momento da inscrição, é necessário apresentar originais e cópias de RG, CPF e comprovante de residência atualizado, que ateste moradia no município. Menores de 18 anos devem levar atestado escolar, e a matrícula deve ser feita por um responsável legal, que também precisa apresentar o RG.

Para atividades aquáticas, são exigidos os seguintes exames: dermatológico (para todas as idades), urológico (para o público masculino, a partir de 14 anos) e ginecológico (para o público feminino, a partir de 14 anos).

Confira o cronograma de matrículas, conforme cada curso:

Cultura – Conservatório de Música

3/9 (quarta-feira)
Violino, viola, violoncelo e saxofone
Faixa etária: a partir de 12 anos

Contrabaixo
Faixa etária: a partir de 15 anos;

4/9 (quinta-feira)
Clarinete, flauta doce e transversal, trompete e trombone
Faixa etária: a partir de 12 anos;

5/9 (sexta-feira)
Trompa sinfônica
Faixa etária: a partir de 10 anos

Tuba sinfônica e percussão sinfônica
Faixa etária: a partir de 12 anos.

Esporte

8/9 (segunda-feira)
Hidroginástica
Faixa etária: a partir de 50 anos;

9/9 (terça-feira)
Natação
Faixa etária: a partir de 8 anos;

10/9 (quarta-feira)
Boxe
Faixa etária: a partir de 7 anos

Jiu-jítsu
Faixa etária: a partir de 6 anos;

11/9 (quinta-feira)
Karatê
Faixa etária: a partir de 6 anos;

12/9 (sexta-feira)
Basquetebol e voleibol
Faixa etária: a partir de 12 anos.

Tecnologia

15/9 (segunda-feira)

Oficina de Programação Criativa com Scratch e Oficina de Robótica Criativa com LEGO
Faixa etária: 8 a 12 anos.

Fotos: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.