Por iniciativa de Neto Carletto, audiência vai debater preços dos serviços de transporte aéreo no Brasil

 Por iniciativa de Neto Carletto, audiência vai debater preços dos serviços de transporte aéreo no Brasil

O deputado federal Neto Carletto (PP), anunciou, durante reunião da Comissão de Viação e Transportes da Câmara que na próxima terça-feira, dia 26 de setembro, será realizada uma audiência pública que colocará em pauta uma das preocupações frequentes dos brasileiros: os preços e a qualidade dos serviços de transporte aéreo regular no país.

“Essa audiência é de extrema importância para nosso país e eu gostaria de contar com a presença de Vossas Excelências para que possam contribuir com esse debate. Aproveitei para incluir um novo convidado neste encontro, que é o Ministério Público Federal, através de Luiz Augusto Santos Lima, vice-procurador-geral da República. Iremos analisar os fatores que contribuem para os altos preços das passagens aéreas no país, incluindo taxas e impostos, custos operacionais das companhias aéreas e infraestrutura aeroportuária”, pontuou Neto Carletto.

Também foram convidados representantes do Ministério de Portos e Aeroportos; da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac); da Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon); da Secretaria de Reformas Econômicas, do Ministério da Fazenda (SER); da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear); da Azul Linhas Aéreas e da academia.

“Hoje, o transporte aéreo é atividade sobre a qual incide intensa regulação técnica, mas quase nenhuma regulação econômica. A liberdade dada ao empresário para definir os preços dos serviços, a frequência dos voos, os destinos, as escalas, os tipos de aeronave, os horários, os contratos acessórios, os programas de fidelidade, entre outros parâmetros, acabou prevalecendo em lei com a intenção de estimular a produtividade e a concorrência no setor, o que favorece a oferta de mais serviços a menores preços. Não por acaso, milhões de pessoas passaram a se valer do transporte aéreo desde a adoção dessa política”, explicou o deputado

O parlamentar pontua, ainda, que “a liberdade exige vigilância”, especialmente após a pandemia, pois, verificam-se movimentos expressivos de alta de preços, com ênfase em algumas rotas, colocando em xeque parte dos ganhos obtidos pelo usuário do transporte aéreo a partir da desregulamentação econômica. “Precisamos debater os preços dos serviços de transporte aéreo regular no Brasil. Nesse sentido, nada melhor do que colocar o tema em discussão com a presença de especialistas, transportadores e representantes do governo possam manifestar suas opiniões e recomendações sobre o assunto.Juntos, vamos buscar mais transparência e justiça para os consumidores brasileiros”, finalizou o progressista.

Fonte: Ascom do deputado federal Neto Carletto (PP)

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.