Por que Moro assinou a ordem de prisão com tanto açodamento?
Moro não esperou nem 24 horas, não deixou o país se recuperar do impacto do julgamento de ontem no STF que terminou de madrugada para decretar a prisão ilegal de Lula agora há pouco.
Ilegal porque Moro o condenou sem apresentar provas concretas e cabais de que recebeu e mandou reformar o tal triplex do Guarujá a mais de 9 anos de prisão em regime fechado.
Ilegal porque apesar disso três juízes do TRF-4 confirmaram a condenação e elevaram sua pena para mais de 12 anos.
Ilegal porque a constituição não permite que ninguém seja preso até julgamento de todos os recursos na última instância, mas ele mandou prender Lula depois de ser condenado na segunda.
Ilegal porque o STF não deu a Lula o habeas corpus preventivo para não permitir que fosse cometida contra ele uma coação ilegal do estado.
Dez juízes – quatro da primeira e da segunda instância e seis do STF – se associaram no cometimento de uma ilegalidade que pode até mesmo ser chamada de corrupção, não a corrupção representada por vantagens financeiras, mas a corrupção como sinônimo de deturpação da constituição.
Por que Moro assinou a ordem de prisão com tanto açodamento?
Para não dar tempo de as pessoas perceberem as ilegalidades que estão sendo cometido contra Lula, que é inocente?
Moro quer esconder o quê?
Por Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais “Porque não deu certo”, “O Cofre do Adhemar”, “A guerra do apagão” e “O domador de sonhos”