PRB elege 40 prefeitos e 631 vereadores na Região Nordeste

Nas eleições do último dia 2 de outubro, o Partido Republicano Brasileiro (PRB) emplacou a vitória de 40 prefeitos e 631 vereadores na Região Nordeste do País. Entre os estados com maior número de eleitos estão Maranhão, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe. Ao todo, os candidatos republicanos obtiveram 1.689.593 votos nas duas campanhas, tanto para as prefeituras quanto para as câmaras municipais.

Um dos destaques da Região Nordeste foi o número de vereadores eleitos nas capitais. A partir de 1º de janeiro de 2017, o PRB terá parlamentares municipais em Aracaju (SE), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e Teresina (PI). A capital baiana está no topo com o maior número de eleitos. Foram três candidatos, sendo duas mulheres. Recife também aparece na lista com dois vereadores eleitos.

Outro ponto forte foi a quantidade de candidatos a vereador do PRB que foram os mais votados nos respectivos municípios. Ao total, foram 61 republicanos que ficaram no topo da lista, com a maior votação para a câmara municipal. Deste total, 16 são mulheres e 45 são homens. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam, também, que foram 19 vereadores campeões de votos na Bahia, 10 no Maranhão e sete no Ceará.

O Estado da Bahia, que tem a deputada federal Tia Eron como presidente estadual, saltou de três prefeitos para nove nas eleições deste ano. Outro dado que mostra o crescimento do PRB entre os baianos é o aumento do número de cadeiras conquistadas nos legislativos municipais. Foram eleitos 165 vereadores contra 126 em 2012, um aumento de 31%.

tia-eron-prb-crescimento-ba-prefeitos-vereadores-foto-ascom-18-10-2016Na avaliação de Tia Eron, além de todo o apoio partidário oferecido durante a campanha, os eleitos precisarão de ajuda na Câmara dos Deputados para que possam fazer excelentes mandatos. “Estou à disposição para ajudar nossos prefeitos e vereadores durante os próximos quatro anos. Vou estar com eles a todo momento nos ministérios e apresentando emendas para melhorar a vida dos baianos e fortalecer, cada vez mais, o PRB na Bahia”, declarou.

jony-marcos-prb-crescimento-se-prefeitos-vereadores-foto-ascom-18-10-2016Em Sergipe, a legenda conseguiu eleger três prefeitos e 29 vereadores. O partido obteve um crescimento de 38% nas câmaras e triplicou o número de prefeitos. A meta, agora, é intensificar esforços para ampliar a base política e preparar os republicanos para as eleições gerais daqui a dois anos. É o que afirma o presidente estadual sergipano e deputado federal, Jony Marcos. “Temos perspectiva de crescimento com quadros reais para disputar a eleição de 2018. Crescemos em 2012, crescemos neste ano e cresceremos no futuro também. Nossa meta agora é intensificar o trabalho para ampliar nossa força. Se nós continuarmos no mesmo ritmo, o PRB terá, no mínimo, 50% de crescimento na próxima eleição”, destacou.

Maranhão está na lista dos estados com o maior número de prefeitos da Região Nordeste. Lá, o PRB conta com 14 republicanos eleitos para o cargo. Os maranhenses também contam com 131 vereadores. Rio Grande do Norte, também, não fica atrás. O partido saiu de nenhum prefeito eleito em 2012 para quatro neste ano e ampliou de 28 para 47 vagas nos legislativos. Os dados representam o maior percentual de crescimento entre os nove estados, com 67% de aumento no número de vereadores e a ampliação de quatro vezes no número de chefes do executivo. Em Alagoas, onde o partido conta com a liderança estadual do prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão, o resultado também segue a mesma linha e foi muito positivo. Se antes era apenas um prefeito e 34 vereadores, agora são cinco gestores municipais eleitos e 38 membros para as câmaras municipais.

Texto e fotos: Agência PRB Nacional

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading