PRB triplica o número de prefeitos eleitos na Bahia em quatro anos 

 PRB triplica o número de prefeitos eleitos na Bahia em quatro anos 

Em repercussão diante do resultado da eleição no último domingo (2), o Partido Republicano Brasileiro da Bahia (PRB) conseguiu aumentar o número de prefeitos eleitos em cidades do interior do estado. A legenda elegeu 9 prefeitas (os) contra 3 prefeituras que tinha conquistado no pleito de 2012. Além disso, esse ano foram eleitos 143 vereadoras (es) no estado contra 123 em 2012.
Em Salvador, o partido que compõe a coligação em apoio a reeleição do prefeito ACM Neto (DEM), cresceu também no número de cadeiras na Câmara Municipal. Em 2012, dois vereadores se elegeram – Tia Eron e Luiz Carlos. No pleito deste ano foram três eleitos. Além da reeleição de Luiz Carlos, que obteve 16.530 votos, o partido ligado a Igreja Universal do Reino de Deus elegeu também Rogéria Santos, com 12.303 votos, e Ireuda Silva com 11.888, superando a marca do PSC, partido que representa também outras denominações evangélicas, que conseguiu reeleger Heber Santana e a nova vereadora eleita e estreante na Câmara Municipal, Lorena Brandão, filha do Bispo Átila Brandão, da Igreja Batista Internacional do Caminho das Árvores.

CIDADES COM PREFEITOS ELEITOS PELO PRB NA BAHIA:
Amélia Rodrigues – Paulo Falcão – 5.305 votos (36,85% dos válidos)
Conceição do Jacuípe – Normelia Correia – 10.078 votos (87,12% dos válidos)

Esplanada – Franco de Aldemir – 9.485 votos (50,85% dos válidos)

Formosa do Rio Preto – Dr. Termosires – 8.897 votos (59,19% dos válidos)

Itabela – Luciano Francisqueto – 5.496 votos (37,02% dos válidos)

Itiruçu – Lorenna Di Gregório – 4.262 votos ( 63% dos válidos)

Mascote – Arnaldo Lopes – 2.906 votos (41,92% dos válidos)

Muritiba – Danilo de Babão – 7.772 votos (50,38% dos válidos)

Wenceslau Guimarães – Kaká – 7.206 votos (59,62% dos válidos)

Na Bahia, os republicanos tiveram uma ascensão político-eleitoral durante o pleito deste ano. O PRB saltou o número de 78 prefeitas (os) em 2012 para 105 este ano, que representa um aumento de 35,8% no número de prefeituras. O número de vereadoras (es) teve também um acréscimo em 26,5%. O partido saiu de 1.207 legisladores para 1.527. Foram eleitos ainda pela sigla em todo país 145 vice-prefeitos e, em 22 capitais, o partido elegeu 37 vereadores, sendo oito mulheres desse total.

“Isso se dá pela confiança e pela responsabilidade que temos. Para ganhar um voto, você tem que ganhar a mente e o coração do eleitor, e isso, os republicanos estão conseguindo ao firmarem compromissos com a sociedade de que farão uma boa administração à frente dos municípios”, disse o presidente nacional interino do PRB, senador Eduardo Lopes, através das redes sociais.
A maior gama de eleitos pelo partido foi no estado de Minas Gerias (27 prefeitos e 253 vereadores). Na lista, São Paulo aparece em segundo lugar com 14 prefeitos e 239 vereadores. No Maranhão, o partido elegeu 14 prefeitos e 124 vereadores e a Bahia vêm logo em seguida, na quarta colocação, com seus 9 prefeitos e 143 vereadores.
O número ainda pode subir na Bahia já que na cidade de Lençóis o candidato mais votado – Marcão – teve seus votos impugnados, mas o partido entrou com recurso na Justiça. O PRB disputou vagas de vereadores e prefeitos em 3.003 municípios em todos os estados com 434 candidatos a prefeitos, 494 a vice-prefeito e 17.104 candidatos a vereador.
Partido em destaque no RJ, SP e RS
O partido ainda se destaca pela disputa do segundo turno em seis cidades. No Rio de Janeiro, o senador licenciado Marcelo Crivella, que obteve 842.201 mil votos, enfrenta o deputado estadual Marcelo Freixo do PSOL. Ainda no Estado do Rio de Janeiro, o republicano Dejorge Patrício vai disputar a prefeitura de São Gonçalo, segundo maior colégio eleitoral do estado, com Dr. José Luiz Nanci (PPS). Ainda no estado do Rio de Janeiro, o PRB disputa no pleito no dia 30 de outubro em Volta Redonda. O republicano Paulo Baltazar disputa com Samuca Silva (PV).
Em São Paulo, o PRB levou a decisão para o segundo turno em Diadema com o vereador Vaguinho do Conselho e vai disputar com Lauro Michels, do PV. No Rio Grande do Sul, o PRB para a disputa no segundo turno em dois municípios: Canoas, terceiro maior colégio eleitoral do Estado e Caxias do Sul, segundo maior colégio eleitoral do Estado.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading