Pré-Conferência Municipal de Políticas para Mulheres mobiliza Vila de Abrantes

 Pré-Conferência Municipal de Políticas para Mulheres mobiliza Vila de Abrantes

A Prefeitura de Camaçari realizou nesta quinta-feira (3), num auditório lotado, o primeiro de três encontros prévios rumo à 3ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. A pré-conferência é fruto da parceria entre a Secretaria da Mulher (Semu) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e aconteceu no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes.

O evento mobilizou mulheres de diferentes faixas etárias no território, evidência de ampla participação democrática com diversidade de escuta, o que possibilitou num rico levantamento das demandas locais.

Entre os grupos de trabalho do dia, Igualdade no Mundo do Trabalho e Autonomia Econômica foi um dos eixos estruturantes do evento, articulado com outros cinco principais: Educação para a Equidade e Valorização da Diversidade; Combate a Todas as Formas de Violência contra a Mulher; Saúde Integral das Mulheres e Garantia de Direitos; Participação das Mulheres nos Espaços de Poder e Decisão; e Democratização da Comunicação e Acesso à Cultura.

Segundo Branca Patrícia, secretária da Mulher, a atividade objetiva eliminar todo tipo de preconceito, além do machismo. “A Conferência Magna sendo dia 25 de julho [Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha] tem em vistas o Julho das Pretas, reafirma, também, esse lugar de fala da mulher negra”, explicou.

Para Lana Kátia Santos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, é a afinidade entre a entidade que representa e a Semu que justifica a parceria para a realização do evento. “É de extrema importância essa união entre o Conselho e a Semu, porque assim conseguimos fazer um trabalho mais fortalecido. Nossos objetivos são os mesmos, que é o de criar políticas públicas para as mulheres e defender esses direitos, fazer com que eles se cumpram”, ressaltou.

Muitas e muitos jovens participaram do encontro. Flávia Assunção, estudante do primeiro ano do Colégio Estadual de Tempo Integral de Vila de Abrantes, foi direto ao ponto. “Acho muito importante nós mulheres e, também os homens, saberem não só da violência que nós mulheres sofremos, mas também a evolução que fizemos durante a história. Porque se a gente está justamente aqui dentro dessa escola é porque outras trabalharam, lutaram muito pra gente conseguir ter esse privilégio aqui hoje”, disse a jovem.

Nos dias 10 e 17 de julho, na sede, acontecerão dois novos encontros de pré-conferência. O primeiro será no Teatro Alberto Martins (TAM), localizado no Centro, e o último em Parafuso, na Escola Municipal Conceição de Maria, sempre a partir das 8h, sem necessidade de inscrição prévia.

A cada etapa, os grupos de trabalho consolidam suas proposições. Organizadas, elas subsidiarão o documento norteador que formulará e dará base para a implementação de políticas públicas para a mulher no município.

As pré-conferências têm como objetivo fomentar o debate com vistas à proposição de políticas públicas que contemplem as diferentes realidades e contextos nos quais a mulher camaçariense se insere. Além disso, encaminhará delegadas para participação nos eventos de abrangências estadual e nacional.

Próximo à data da conferência magna, estará disponível link para cadastramento de interessadas em participar deste momento de construção coletiva, cujo propósito é o de fortalecer as políticas do município voltadas à mulher.

Além de Branca Patrícia e Lana Kátia Santos, participaram da mesa de abertura Dulce Nazaré, diretora-superintendente do Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM); Rita Maria Ventura, coordenadora do núcleo camaçariense da Associação Nacional das Baianas de Acarajé, Mingau e Receptivos (ABAM), e Rosa Bonfim, representante do Centro Público de Economia Solidária (Cesol), vinculado à Secretaria do Trabalho Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

Foto: Juliano Sarraf

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.