Prefeita anuncia investimentos na mobilidade urbana e saúde em Lauro de Freitas para 2022

 Prefeita anuncia investimentos na mobilidade urbana e saúde em Lauro de Freitas para 2022

A ampliação do metrô até Portão, a implantação do SAC Municipal, construção de três novas passarelas na Estrado do Coco e a licitação do novo sistema de transporte municipal ainda no primeiro semestre de 2022 foram algumas das novidades anunciadas pela prefeita Moema Gramacho em coletiva de imprensa online, na manhã desta quinta-feira (06). Ao lado do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, a gestora apresentou um balanço das ações de 2021 e perspectivas para este ano.

Durante a transmissão ao vivo, a prefeita apresentou ações desenvolvidas pelas pastas municipais e reforçou que a transferência do Pronto Atendimento (PA) Nelson Barros para a sede da faculdade Unime, em Lauro de Freitas, ocorrerá em breve. Segundo ela, a unidade funcionará como Hospital Escola e será responsável por ampliar o número de atendimento ambulatorial mensal do PA de 1.400 para 4.800. No local também funcionarão a Central de Regulação, a Clínica Carlos Bastos e a Secretaria Municipal da Saúde (SESA).

Moema também destacou as realizações que tem como objetivo melhorar a mobilidade e qualidade de vida dos munícipes. Em 2021, 49 ruas foram asfaltadas na cidade com recursos do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) Itinga.

“Mesmo diante de um cenário desafiador, com a pandemia, Lauro de Freitas segue realizando as principais obras estruturantes do município, como a macrodrenagem dos Rios Ipitanga e Joanes, para acabar com os alagamentos, e a obra de esgotamento sanitário, que vai garantir ampliar a nossa cobertura para 100%. O reflexo dessas obras a gente já vê nas ruas, com a redução dos alagamentos em tempo de chuva, e o saneamento na casa do povo”, contou.

Democratizar o acesso à internet e a ferramentas digitais foi um dos principais destaques da gestão no ano que passou. Mais de 20 mil tablets foram disponibilizados aos alunos do fundamental I (1º ao 4º ano) e II (5º ao 9º ano) da rede municipal de ensino, além de professores, coordenadores e gestores das unidades educacionais.

“Isso significa modernizar a forma de ensino e também melhorar a qualidade, além de incentivar o uso dessas ferramentas e facilitar o acesso à internet para pesquisar, estudar e se comunicar”.

Geração de emprego

Já o Programa Cidade Solidária e Sustentável, representou um marco na retomada da economia do município. Lançado ano passado, o projeto reúne um conjunto de 16 ações voltadas à geração de emprego, renda e fomento à produção e consumo local. A gestora comentou que em breve ele vai possibilitar a contratação de Microempreendedores Individuais (MEI) pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio do programa Cidade Amiga do MEI – AMEI, que vai utilizar a mão de obra desses profissionais para requalificações de pequeno porte. “Além disso tem o CredCesta, que também integra o programa e vai ajudar os comerciantes locais. O cartão de crédito na bandeira Visa é exclusivo para os servidores da prefeitura usarem no comércio de Lauro”, completou a gestora.

Saúde

Os destaques na área da saúde foram apresentados pelo vice-prefeito Vidigal Cafezeiro. Ele destacou a importância do serviço realizado pelo Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, instalado pela gestão municipal no início da pandemia para atender, exclusivamente, pacientes com Covid. “Em 663 dias, já somamos mais de 73 mil pessoas atendidas. Lá também ocorre a testagem e diagnóstico da Covid”, disse Cafezeiro.

Ele relembrou que no início da pandemia a Laurona, carreta de teste itinerante realizou mais de 120 barreiras para controle epidemiológico na cidade em diversos bairros. “A vacinação começou em 1º de fevereiro de 2020. Hoje temos mais de 172 mil pessoas vacinadas com a 1º dose, 132 mil com a 2ª e pouco mais de 36 mil com a 3ª dose. Agora, aguardamos a liberação do governo federal para iniciarmos a vacinação em crianças e adolescentes”, completou.

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading