Prefeita anuncia reativação de mamógrafo e academia da saúde em Itinga

Dos 15 postos que foram fechados pela gestão anterior, 12 já estão em pleno funcionamento em Lauro de Freitas, depois da recuperação das instalações físicas e da contratação de equipes do PSF. Na reabertura das unidades de saúde da família Maria Emília Rosa dos Santos, em Portão, e Jardim Independência, na Itinga, nesta segunda-feira, a prefeita Moema Gramacho anunciou a reativação do mamógrafo da rede municipal, que passará a funcionar na UPA, e a instalação de uma Academia de saúde no Espaço Cidadão, em Itinga.
O mamógrafo adquirido pelo município em 2008 funcionava na Clínica Bem Querer e foi desativado pela gestão passada. Entre 2008 e 2012 foram realizadas mais de 18 mil mamografias na unidade. “A mamografia ainda é o principal meio de prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Facilitar o acesso de mais mulheres a esse exame é salvar vidas”, destacou a prefeita. 

Os postos de saúde reabertos disponibilizam à população consultas clínicas, serviços de enfermagem, vacinação, acompanhamento pré-natal, infantil e para hipertensos. “Estamos recuperando as unidades, colocando em condições dignas pra atender a população com equipes completas. Vamos continuar fazendo todo esforço para garantir um atendimento de qualidade”, enfatizou a prefeita . Moema destacou que a meta é atingir 100% de cobertura da atenção básica – “esse é um compromisso do governador com Lauro de Freitas”, afirmou – e anunciou a transformação do Hospital Menandro de Faria em maternidade após a construção do Hospital Metropolitano.

Ao lado do secretário de Saúde, Erasmo Moura, a prefeita também enfatizou a Policlínica, já em fase de construção em Simões Filho, que proporcionará aos pacientes de Lauro de Freitas atendimento de média e alta complexidade. “As pessoas de nossa cidade terão atendimento em dia exclusivo com hora marcada e ônibus assegurados pelo governo do estado”, pontuou. O ingresso do município no Consócio de Saúde já foi aprovado pela Câmara.

As próximas unidades a serem devolvidas a população são o Santa Bárbara, na Itinga, e a USF do Capelão. O posto Cidade Nova está em fase de construção e deve ser inaugurado até o final de fevereiro.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.