Prefeita de Lauro de Freitas é homenageada em escola durante celebração do Dia da Consciência Negra

 Prefeita de Lauro de Freitas é homenageada em escola durante celebração do Dia da Consciência Negra

Alunos do CEOC- Centro Educacional Olavina Calazans celebraram, nesta sexta-feira (17), o Dia da Consciência Negra com um espetáculo que envolveu e emocionou a plateia. Desde o som da Percussão CEOC, passando pela beleza das roupas, músicas e danças do Malezinho até a peça teatral que retratou a discriminação racial que ainda existe no país.

Durante a apresentação, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, foi homenageada por professores e diretores da instituição, que destacaram a atenção da prefeita com a qualidade da educação no município.

“Estou muito feliz com todas as homenagens e orgulhosa do debate que fizeram hoje. Vocês conseguiram abordar o tema sem precisar uma roda de conversa. As danças, as músicas e o teatro representaram tudo muito bem. E é dessa maneira que construímos a educação, dando à sociedade a oportunidade de pensar”, ressaltou a prefeita.

Nascida no Pelourinho, símbolo da resistência dos negros, Moema falou de como suas raízes influenciaram na luta pela causa. “Meu desejo é por uma sociedade igualitária e o melhor caminho é pela educação. Estamos juntos para tornar Lauro de Freitas uma cidade educadora, negra e feliz”.

A diretora do CEOC Vera Shirley agradeceu a dedicação de Moema. “O melhor caminho para acabar com a discriminação é a educação. E sou muita grata a nossa prefeita pela gestão que vem desenvolvendo em prol da educação”. Vera presenteou Moema com uma panela de barro, símbolo da cultura africana.

As vereadoras Naide Brito, Mirian Martinez e o vereador Valmir Sodré também foram homenageados pelo CEOC. “Esta cidade tem à frente uma gestora que trabalha para que as pessoas tenham inclusão, respeito e cidadania. E a educação é o principal instrumento para busca da libertação e transformação de qualquer cidade, estado ou pais”, declarou a vereadora e presidenta da Câmara Naide Brito.

Falando em nome do corpo docente do CEOC a professora Valéria confessou o quanto foi difícil desenvolver o trabalho de educadora nos últimos anos e a esperança na nova gestão. “Aqui na Olavina procuramos fazer um trabalho diferenciado porque temos uma gestora diferenciada que nos fortalece para seguirmos cada vez mais fortes nesta caminhada”.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.