Prefeita Débora Regis assina ordem de serviço para retomada das obras da Creche do Jardim Castelão

As mães do bairro Jardim Castelão e região têm motivo para comemorar. Nesta quinta-feira (30/10), a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, assinou a ordem de serviço que marca a retomada das obras da Creche de tempo integral do Jardim Castelão. O novo equipamento, que havia tido suas obras paralisadas, vai atender 94 crianças de 6 meses a 5 anos, ampliando a oferta de vagas à primeira infância no município.
Durante o ato, realizado na Rua Afonso Barbuda, a prefeita destacou que a retomada da obra simboliza a responsabilidade da gestão com os recursos públicos e com os sonhos da população. “Infelizmente, essa unidade foi depredada, levaram tudo: portas, pias, vasos, bancadas. O que antes custaria 400 mil reais, hoje requer muito mais. Mas isso não nos desanima, pelo contrário, reforça nossa esperança de entregar um equipamento de qualidade para o povo do Jardim Castelão. Creche é política pública voltada para as mulheres. Muitas mães deixaram seus empregos porque não tinham onde deixar os filhos. Quando essa creche estiver pronta, elas terão tranquilidade para trabalhar e estudar. Aqui, não vai ter obra inacabada”, afirmou Débora.
A titular da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires Andrade, ressaltou que o novo espaço representa mais do que uma obra física, é o reflexo do compromisso da gestão com a alfabetização na idade certa e com políticas públicas que transformam vidas. “Essa unidade atenderá alunos em tempo integral, ofertando cinco refeições por dia, o que significa mais de 94 mil refeições ao ano. É aqui, na escola, que fazemos política pública de verdade onde identificamos vulnerabilidades, promovemos ações de prevenção e garantimos oportunidades. A educação é prioridade, e Lauro de Freitas está avançando com seriedade e amor pelo povo”, afirmou Tamires.
Moradora há mais de 20 anos do bairro, Maria José Café Reis, de 53 anos e vice-presidente da Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Castelão, não conteve a emoção ao falar da conquista. “Essa é uma batalha que começou em 2018. Foram anos de luta da comunidade, e hoje é uma vitória de todas as mães. A creche vai transformar nossa realidade, porque muitas mulheres vão poder trabalhar e deixar seus filhos em um lugar seguro e perto de casa. Estamos muito felizes e agradecidas à prefeita e à secretaria de educação por não desistirem da gente”, celebrou Maria.
Outra moradora, Márcia Cristina, de 54 anos, dona de casa e colaboradora da associação comunitária, reforçou que a assinatura da ordem de serviço é a realização de um sonho antigo. “Esse projeto estava engavetado, e hoje se torna realidade. Essa creche representa dignidade para as mães do bairro. Aqui tem muitas mulheres guerreiras que precisam trabalhar e agora vão poder deixar seus filhos em um espaço com cuidado, alimentação e educação de qualidade. É um sonho realizado”, disse Márcia.
A Creche do Jardim Castelão contará com cinco berçários com 40 leitos, quatro ambientes de creche e estrutura moderna voltada ao desenvolvimento pedagógico, social e emocional de crianças. O prazo de execução da obra é de 335 dias, com o investimento total de R$ 2.312.004,01, e entrega prevista para o próximo ano.
Participaram do ato, o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), Mateus Reis; o deputado estadual, Pedro Tavares; vereadores; secretários municipais; colaboradores da SEMED; e representantes da sociedade civil.
