Prefeita Débora Regis participa da inauguração do 1º Hospital de Transição e Cuidados Prolongados, em Lauro de Freitas

A prefeita Débora Regis participou, na tarde desta quinta-feira (27/11), da inauguração do primeiro Hospital Estadual Costa dos Coqueiros, localizado em Lauro de Freitas. A gestora esteve acompanhada da secretária municipal de Saúde, Elba Brito, representando o município na solenidade que marcou a abertura do primeiro hospital de transição e cuidados prolongados do Brasil, um marco para a rede de saúde baiana e nacional.
A prefeita acompanhou uma visita guiada pela nova estrutura, totalmente modernizada e equipada para oferecer cuidados contínuos e reabilitação. O hospital conta com dois amplos espaços de estabilização, equipamentos modernos, serviços de fisioterapia, raio-X, odontologia, além de previsão para implantação de programa de residência, fortalecendo a formação de profissionais na área da saúde.
O Hospital Estadual Costa dos Coqueiros ocupa a estrutura que funcionou como hospital de campanha durante a pandemia, nas instalações do antigo Hotel Riverside, e agora passa a operar com 90 leitos destinados a pacientes que já receberam alta hospitalar, mas que ainda necessitam de cuidados prolongados e acompanhamento multiprofissional antes de retornarem ao convívio domiciliar.
Durante a solenidade, a prefeita Débora Regis ressaltou a relevância da unidade para a Bahia e reafirmou o compromisso de Lauro de Freitas com o fortalecimento da saúde pública. “É um orgulho para Lauro de Freitas receber o primeiro hospital de transição e longa permanência do Brasil. Isso demonstra a importância do nosso município dentro da rede estadual de saúde e reforça o compromisso com um cuidado mais humanizado e contínuo,” afirmou.
Na oportunidade, Débora Regis aproveitou para solicitar ao governador um importante apoio para a ampliação dos serviços voltados ao público infantil. “Peço ao governador que nos doe a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAIJ), fechada desde 2019, para que possamos transformá-la em, um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil para atender nossas crianças atípicas. É um serviço urgente e necessário”, complementou.
Débora Regis finalizou agradecendo o Governo do Estado pelo suporte. “Agradeço ao governador e à secretária de saúde pelo apoio nos momentos de crise. Cuidar da atenção básica é fundamental para desafogar os demais serviços e garantir que o atendimento chegue de forma eficiente a quem mais precisa”.
A secretária de Saúde de Lauro de Freitas, Elba Brito, reforçou que a implantação do hospital fortalece o fluxo de atendimentos e amplia a rede de cuidados especializados, beneficiando diretamente a população.
Durante o evento, também foi anunciado o aumento do teto financeiro da Média e Alta Complexidade (Teto MAC) destinado à Bahia, reforçando o investimento federal no fortalecimento da atenção especializada, em referência ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou ainda que estão garantidos, via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), os recursos para a construção de uma maternidade na cidade. Com a inauguração, Lauro de Freitas recebe mais um equipamento estratégico que amplia a rede de atenção e consolida o município como polo regional de saúde, contribuindo para o fortalecimento da política de saúde pública em toda a Bahia.
O cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e demais autoridades públicas.
