outubro 24, 2021

970×90

Prefeita e representantes da Educação realizam vistoria técnica nas escolas municipais de Lauro de Freitas

Prefeita e representantes da Educação realizam vistoria técnica nas escolas municipais de Lauro de Freitas

O retorno das aulas semipresenciais em Lauro de Freitas acontecerá em breve. Para garantir a segurança de alunos e professores, e analisar as condições do ambiente escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou nesta sexta-feira (8) uma visita técnica às unidades, quando foram visitadas as escolas municipais: Dom Avelar Brandão Vilela, Enock Amaral, Vila Praiana e Gregório Pinto de Almeida.

 

Já neste sábado (09), foram visitadas as escolas Eurides Santana, Jacira Fernandes, Miguel Arraes e Anderson Palmeira. As vistorias estão sendo realizadas por uma comissão formada pela prefeita Moema Gramacho, representantes da Semed e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), representantes da comunidade escolar (gestores e coordenadores), além do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (Asprolf), e da comissão de educação da Câmara Municipal de Lauro de Freitas.

A prefeita Moema Gramacho explicou que o avanço da vacinação e a baixa ocupação dos leitos reacendem a esperança do início das aulas presenciais. “Portanto, iniciamos o processo para essa retomada, visitando as escolas para analisar aspectos como a higiene e a estrutura, para uma melhor qualidade de ensino. Vamos trabalhar diuturnamente para quando for definido o retorno das aulas, garantir que os estudantes serão acolhidos da melhor forma possível e com muita segurança”, destacou a gestora, antecipando que ainda há uma discussão sendo feita, mas inicialmente serão metade de alunos de forma presencial e metade estudando de casa, alternando de acordo com os dias da semana.

 

A Semed ainda não definiu o início das atividades escolares de forma presencial. Segundo a titular da pasta, Vânia Galvão, a pasta estuda uma data e, enquanto isso, a comissão intersetorial realiza ações e estuda formas de deixar a retomada mais segura para toda a comunidade escolar. Nesse sentido, a comissão idealizou um protocolo sanitário de segurança, que deve ser publicado no Diário Oficial do Município (DOM) em momento oportuno. “Como parte do processo de retomada, além das vistorias, estamos fazendo todo um trabalho de acolhimento com as famílias e professores, que já está acontecendo em várias unidades escolares”, contou. 

Atento ao ambiente escolar, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (Asprolf), Valdir Silva, comentou que o mais importante é de que a saúde seja priorizada. “Estamos analisando a questão de controle, demarcação dos pisos, álcool em gel e medidas para a não-aglomeração”.

 

O balanço dos dois dias de vistorias foi positivo e deixa a expectativa para o retorno dos alunos às unidades escolares ainda mais alta, de acordo com o presidente da comissão de educação na câmara, Edvaldo Ferreira, que também é educador. “O nosso propósito é garantir a segurança dos alunos e professores, no que diz respeito aos protocolos de saúde, para que eles voltem logo às aulas para recuperar o tempo perdido”.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde