Prefeita marca presença no “Sabadou com Saúde” e incentiva cuidados com a saúde em Lauro de Freitas

 Prefeita marca presença no “Sabadou com Saúde” e incentiva cuidados com a saúde em Lauro de Freitas

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), promoveu neste sábado (13/9) a primeira edição do projeto “Sabadou com Saúde”, que levou serviços de saúde e cuidado para mais perto da população. A prefeita Débora Regis acompanhou de perto a ação, reforçando o compromisso da gestão com a ampliação do acesso à saúde. Durante todo o dia, das 8h às 16h, as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município abriram as portas oferecendo vacinação, consultas médicas e de enfermagem, exames preventivos, saúde bucal, avaliação nutricional, testagens rápidas, práticas integrativas e atividades educativas.

O diferencial da ação, sob a coordenação da Superintendência de Atenção Básica à Saúde, é que, além do atendimento médico, as unidades prepararam momentos de lazer e autocuidado para toda a família. Teve brincadeira para as crianças com pula-pula, futebol de sabão, algodão doce e até atividades físicas em grupo. Tudo fruto do cuidado e dedicação de gestores e equipes que se organizaram para acolher a comunidade de forma leve, divertida e saudável.

A prefeita Débora prestigiou a ação de perto, visitando cinco USFs ao longo do dia. Ela destacou que o projeto nasceu para atender às pessoas que, por diferentes motivos, como a rotina de trabalho, não conseguem acessar os serviços de saúde durante a semana. “Nosso objetivo é garantir mais cuidado para as famílias de Lauro de Freitas, aproximando ainda mais a saúde da comunidade. Tenham certeza de que a nossa cidade vai respirar saúde o tempo todo”, afirmou a gestora.

A secretária interina da Saúde, Elba Brito, também ressaltou a importância da iniciativa. “Fiquei muito feliz com todo o cuidado e atenção que a equipe da Atenção Básica dispensou para esse projeto. Chegar nas unidades e ver o acolhimento dos gerentes e funcionários foi incrível. Não foi só sobre atendimento médico, foi sobre zelo e, sobretudo, amor pelas pessoas”, destacou.

A população aprovou. Para Maria Cristina Valverde, de 68 anos, moradora do bairro de Vida Nova, a ação foi essencial. “Eu vi a construção desse posto e sou muito feliz de ter ele perto de casa. Hoje vim em busca de atendimento com o médico clínico. Vocês estão todos de parabéns!”, disse.

A gestante Renilda Dantas, de 30 anos, comemorou a oportunidade de realizar exames de pré-natal em pleno sábado. “Ter a unidade aberta no sábado facilita muito. Agradeço a Deus pela oportunidade de conseguir fazer meus exames sem precisar pagar, ainda mais no fim de semana”, contou.

Na USF do Chafariz, a animação ficou por conta da turma da terceira idade. Maria Cristina dos Anjos Silva, de 66 anos, não escondeu a felicidade em participar da ginástica na piscina. “Essas ações não podem acabar nunca! Eu e minhas amigas ficamos em uma alegria só”, disse sorrindo.

O “Sabadou com Saúde” acontecerá uma vez por mês, sempre aos sábados, reforçando o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas em oferecer cuidado integral, acessível e próximo da população. A próxima edição será no dia 25 de outubro.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.