Prefeita Moema e o Secretário da Settop, Capitão Olinto prestigiam o Bankoma na Avenida

 Prefeita Moema e o Secretário da Settop, Capitão Olinto prestigiam o Bankoma na Avenida

Na noite desta quinta-feira (21) de carnaval, a prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho e o Secretário da Settop, Capitão Olinto foram até a capital, prestigiar o bloco afro de Portão, Bankoma, que desfilou e abrilhantou a Avenida.  

Quem já teve a oportunidade de conhecer o trabalho social e cultural realizado pela Associação São Jorge Filho da Goméia, uma referência internacional de Portão, sabe a razão do Bankoma ser um dos blocos mais esperados para apresentação no Carnaval de Salvador e de Lauro de Freitas, todos os anos.

O afoxé é um símbolo de resistência da cultura negra em Lauro de Freitas e leva o nome da cidade para o mundo, com seu ritmo embalado ao som dos atabaques e agogôs.

Bloco Afro Bankoma

É durante o carnaval, o maior palco, que a Banda Bankoma anima e move o Bloco Afro Bankoma em dois dias de desfile no Carnaval de Salvador fazendo 3.500 foliões dançarem ao som de uma base percussiva que comanda cordas, sopro e voz.  O som do Bankoma é uma viagem pela musicalidade africana no mundo que tem como ponto de partida os sons da Bahia. O terceiro dia de desfile é realizado na cidade de origem, o município de Lauro de Freitas. Antes de ir embora, o Bankoma agradece e abraça o bairro de Portão com um desfile sem cordas, onde se despede do Carnaval e da comunidade negra.

Bankoma, é uma palavra de origem banto, significa “povo reunido em festa”. Nós somos mais que um bloco, somos um agente cultural que fomenta atividades anuais regulares e fortalecemos identidades, valorizamos a cultura negra e elevamos a autoestima da nossa comunidade além de trazer novas perspectivas de representação e participação social para comunidades tradicionais.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading