Prefeita participa de encontro com 500 idosos e reforça valorização da 3° idade

Nesta quinta-feira (02/10), cerca de 500 idosos que integram diversos grupos de convivência ligados à Prefeitura de Lauro de Freitas viveram um dia especial. A gestão promoveu, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, localizada na Avenida Santos Dumont, o evento “Encontro da Pessoa Idosa: Histórias que Inspiram”, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado mundialmente em 1º de outubro.
A celebração contou com a presença da prefeita Débora Regis, que prestigiou o encontro e reforçou o compromisso da gestão com a população idosa do município. “Estar entre os nossos idosos é sempre uma honra e uma oportunidade de aprendizado. Aqui a gente encontra cuidado, resenha, fofoca boa e muita alegria, porque promover um atendimento humanizado também é isso: se colocar no lugar do outro e valorizar cada história de vida. Agradeço a Deus pela oportunidade de estar reconstruindo a nossa cidade ao lado de vocês. E já adianto que, no final do ano, teremos um grande baile retrô, com o melhor dos anos 70 e 80, para celebrarmos ainda mais essa energia maravilhosa”, disse a prefeita.
A programação, especialmente pensada para os idosos, foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) e de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE). Estiveram presentes o vice-prefeito Mateus Reis, as secretárias Fátima Barbosa e Diana de Souza, além de representantes do Legislativo. O evento foi marcado por apresentações culturais, atividades de práticas integrativas e encerrado com muita música, samba e gingado.
A secretária interina de Saúde, Elba Brito, destacou a importância da iniciativa: “Promover ações extramuros voltadas para a população idosa é fundamental para fortalecer vínculos, estimular o cuidado com a saúde e valorizar a história de vida de cada um. O Encontro da Pessoa Idosa: “Histórias que Inspiram” reforça esse compromisso, criando um espaço de partilha, acolhimento e aprendizado coletivo. É uma forma de reconhecer que os idosos têm muito a nos ensinar e que merecem viver com dignidade, bem-estar e respeito”, comenta a secretária.
No mesmo sentido, o diretor da Clínica do Idoso, Matias Fonseca, ressaltou: “É muito gratificante poder realizar um evento como este. Nosso objetivo é valorizar cada idoso, reconhecendo suas histórias e trajetórias de vida. Essas ações não são apenas lazer, mas também cuidado, acolhimento e respeito. Queremos que eles sintam que são parte fundamental da nossa comunidade, e que tenham oportunidades de convivência e troca que fortalecem vínculos e renovam a autoestima”, pontuou.
Entre os participantes, a emoção foi evidente. Dona Elenildes Espírito Santo Reis, de 60 anos, compartilhou sua alegria: “Estou amando, gostando, achando tudo lindo e maravilhoso. É a primeira vez que venho a este clube e só tenho a agradecer a Deus, porque, se não fosse por Jesus, hoje eu nem estaria aqui”, disse.
Já o senhor Carlito Lino, de 79 anos, fala de sua experiência. “Gostei muito, principalmente das pessoas maravilhosas. É o primeiro evento que participo aqui, e está sendo lindo”, relatou.
O evento de conscientização e valorização da pessoa idosa reforça o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas em criar espaços de cuidado, diálogo e reconhecimento para aqueles que contribuíram e seguem contribuindo com a história do município.
 
