Prefeitura alerta população sobre prevenção ao câncer de pele no verão

Com a chegada do verão e o aumento da exposição ao sol, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), intensifica as orientações sobre os cuidados com a pele para toda a população. As ações integram a Operação Verão, iniciativa que tem como objetivo promover saúde, prevenção de doenças e bem-estar durante o período mais quente do ano.
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, representando cerca de 30% dos tumores malignos registrados no país. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados, para cada ano do triênio 2023–2025, aproximadamente 220,5 mil novos casos de câncer de pele não melanoma e cerca de 9 mil casos de melanoma, o tipo mais agressivo da doença.
O dermatologista, Drº. Edson Ferreira Lima Filho reforça que a prevenção deve fazer parte da rotina diária da população. “Temos percebido o sol cada vez mais quente e, morando em uma cidade litorânea, a praia acaba sendo uma das principais opções de lazer. No entanto, mesmo quem não vai à praia está exposto ao sol no dia a dia, seja ao levar uma criança à escola, ir à farmácia ou até mesmo ao realizar atividades simples em casa”, explica.
De acordo com o especialista, a proteção pode ser física, com o uso de chapéus, bonés, roupas de manga comprida e vestimentas com proteção UV, ou química, por meio do uso correto do protetor solar. Ele ressalta a importância da reaplicação do produto a cada três ou quatro horas no dia a dia, e em intervalos menores em casos de maior exposição, além da regra dos três dedos para rosto, pescoço e colo.
O dermatologista alerta que a fotoproteção é fundamental porque a radiação ultravioleta provoca alterações nas células da pele. Que a curto prazo, pode se transformar em um bronzeado e até insolação. A longo prazo, essas alterações podem levar ao câncer de pele, especialmente os carcinomas basocelular e espinocelular, que são os mais comuns na população, independentemente do sexo. Além de contribuir para o envelhecimento precoce, manchas e lesões que podem evoluir para a doença.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça ainda outras medidas importantes, como o uso de óculos escuros, a hidratação adequada e a atenção aos sinais suspeitos na pele, como manchas, pintas que mudam de cor ou tamanho e feridas que não cicatrizam, que devem ser avaliadas o quanto antes por um profissional de saúde.
A Operação Verão segue com ações educativas nas unidades de saúde e em espaços públicos do município, levando informação, conscientização e incentivando a adoção de hábitos saudáveis para proteger a pele e reduzir os riscos causados pela exposição solar intensa durante o verão.
