Prefeitura capacita cuidadores de idosos para o mercado de trabalho

Aperfeiçoar as habilidades e ter conhecimento sobre o envelhecimento é crucial para obter os cuidados mais seguros para a população idosa. Com esse objetivo, o curso de Cuidador de Idosos promovido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), contando com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), está proporcionando uma jornada de aprendizado aos profissionais que buscam se capacitar para cuidarem desses indivíduos com amor e conhecimento técnico.
A secretária da SEMDESC, Diana de Souza, ressaltou que o curso de Cuidador de Idosos representa uma oportunidade valiosa para aprofundar as habilidades e conhecimentos necessários para cuidar daqueles que já contribuíram tanto para a sociedade. “Essa parceria da SEMDESC com o SENAC é uma porta aberta para permitir que esses cuidadores estejam preparados para lidar com diversas situações no ambiente de trabalho”, afirmou a secretária.
Neila Silva, de 60 anos, sempre sonhou em trabalhar com pessoas e fazer a diferença na vida dos outros. Atualmente, ela participa do curso para aperfeiçoar o seu conhecimento na área e seguir cuidando daqueles que precisam de atenção especial. “Eu sempre convivi com cuidadoras de idosos na minha casa para cuidar da minha mãe e a paixão por essa área surgiu a partir disso. Hoje me vejo cuidando de outros idosos e cada dia que passa eu estou empenhada nessa profissão. Cuidar é uma troca que me faz bem”, declarou Neila ao pontuar que, “essa qualificação está sendo uma grande inspiração para minha vida pessoal e profissional e as experiências compartilhadas pela professora e os colegas me motivam a estar cada vez mais preparada”, disse.
O curso com duração de 160 horas, acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, no auditório da SEMDESC. A iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação profissional para atender à crescente demanda por profissionais capacitados na área de cuidados técnicos e humanizados, além de abrir caminhos para oportunidades de emprego e renda.
Para a instrutora do curso, Vilma Oliveira, 44 anos, a iniciativa é muito positiva e necessária. “A proposta do curso é também mostrar para esses alunos uma atuação de forma humanizada, cautelosa, cuidadosa para a inserção dessa mão de obra no mercado”, afirma.
As atividades seguem até o dia 10 de dezembro e, ao final do curso, os alunos apresentarão um projeto integrado, que tem como objetivo representar as competências e habilidades aprendidas durante o curso.