Prefeitura comemora sucesso de projeto que leva mutirão de serviços aos bairros

 Prefeitura comemora sucesso de projeto que leva mutirão de serviços aos bairros

Um balanço das primeiras edições do projeto Prefeitura em Ação, implementado em Lauro de Freitas, revela o sucesso da iniciativa. Foram mais de 19 mil atendimentos em sete localidades do município com o envolvimento de todas as secretarias da administração. 

“É um processo de transformação com serviços que começam com faxinaço, poda de árvores, tapa buracos, reforço na iluminação, prevenção e combate a arboviroses e, principalmente ações educativas; e culmina com atendimentos em saúde, sociais e outros”, destaca a coordenadora do projeto, Inglid Leila.

Esse também é o sentimento da população. Na sétima edição do Prefeitura em Ação, encerrado na semana passada no bairro do Capelão, a moradora Juliana Santos, 22 anos, se surpreendeu com a qualidade do atendimento. “Fiz o preventivo e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, e ainda passei no nutricionista. Gostei muito”. A aceitação nos bairros animou as secretarias e a proposta é ampliar os serviços ofertados a cada edição.

No Capelão os destaques ficaram por conta dos serviços de saúde, com mais de 300 atendimentos de médicos clínico e pediatra. A emissão de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS) foi o serviço mais procurado, com a emissão 451 cartões.

Na estrutura montada pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou mais de 480 testes rápidos para HIV, sífilis, e hepatites B e C, e distribuiu preservativos masculinos e femininos. A população teve acesso ainda vacinação contra HPV, hepatite B, febre amarela, tríplice, varicela, meningite, dTpa, hepatite B e pólio

Outro destaque foi o Jorge Novis Itinerante. Sucesso em todas as edições do Prefeitura em Ação, desta vez foram realizados 26 exames entre Raios-X e eletrocardiogramas, além 73 preventivos ginecológicos. O exame é fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, além de outras alterações ou patologias, o que dá às pacientes mais chances de cura. 

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) disponibilizou profissionais dos Departamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), de Assistência à Criança e ao Adolescente (DACA), e de Assistência a Pessoa Idosa (DAPI), além do CRAS e CREAS. As equipes realizaram mais de 140 atendimentos. Além dos serviços dos departamentos, também foi disponibilizada a atualização dos cadastros de beneficiários do Programa Bolsa Família.

Controle de Zoonoses

As ações do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também foram destaque desta edição. As equipes do CCZ visitaram mais de 300 residências do bairro com o objetivo de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na estrutura física montada no Capelão, o CCZ também realizou 37 testes rápidos para calazar, e promoveu a vacinação de 35 cães e 9 gatos. 

Cirurgias de Catarata

A triagem para cirurgia de catarata e retina foi realizada no segundo dia do projeto. Após as consultas, 19 pacientes já saíram com a data marcada para realização das cirurgias. Os procedimentos serão realizados no Hospital Jorge Novis no dia 1º de dezembro. Este é o segundo grupo de pacientes que vão realizar a cirurgia de catarata no hospital. As 14 primeiras cirurgias, resultado da triagem no Residencial Dona Lindu,  foram realizadas no hospital em 20 de outubro. 

O Prefeitura em Ação já contemplou o residencial Dona Lindu e as localidadeds de Aracui, Lagoa dos Patos e Chafariz, Parque São Paulo, Portão, Itinga e Caixa Dágua.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading