Prefeitura de Camaçari segue abastecendo estoque de medicamentos

 Prefeitura de Camaçari segue abastecendo estoque de medicamentos

O trabalho de abastecimento do estoque de medicamentos segue sendo realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). Somente no mês de março, 32 tipos de medicações, que atendem diversas necessidades de saúde da população, foram adquiridos.

Em 2025, o município já destinou R$ 1.751.287,07 para a compra desses medicamentos, garantindo o acesso a itens básicos e a remédios de alto custo e essenciais, como o Metalyse, utilizado no tratamento de infarto, que já foi entregue ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192).

Entre os fármacos destacam-se: brimonidina, utilizado no tratamento de glaucoma; enoxaparina, anticoagulante injetável; ivermectina, usado para tratar parasitoses; propanalol, indicado para problemas cardíacos, controle de sintomas de ansiedade e prevenção de enxaquecas; metformina, antidiabético oral; além de medicamentos voltados para a saúde mental, como clonazepam e diazepam.

Também foram recebidos outros medicamentos essenciais, como fenofibrato, ácido folínico, budesonida, clomipramina, cloreto de sódio, dexclorfeniramina, hidroclorotiazida, iodopovidona, prometazina, solução de fucsina fenicida, solução de Ringer com lactato, soro glicosado, tenecteplase, ácido fólico, sinvastatina, dipirona, dexametasona (creme), gliclazida, amoxicilina, sulfato ferroso, losartana, AAS, hidróxido de alumínio e isosorbida. Adquiridos na última semana, os medicamentos estarão disponíveis em breve nas farmácias.

A entrega de fármacos pela Sesau segue um cronograma planejado, com o objetivo de atender as unidades de saúde conforme suas necessidades. O processo de distribuição é dividido da seguinte forma: hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e farmácias de maior demanda, como o SAMU 192 e a Farmácia do Povo 24h, recebem entregas semanais (11 unidades); centros de reabilitação, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), unidades de médio porte e unidades de atendimento especializado, têm entregas quinzenais (23 unidades); e as Unidades de Saúde da Família (USFs) e outros pontos com demanda mais previsível (35 unidades), recebem entregas mensais.

Com esse planejamento eficiente, a Sesau assegura que os medicamentos cheguem de forma pontual a cada unidade, garantindo o abastecimento e evitando a falta de medicamentos essenciais à população.

Foto: Arquivo Sesau

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.