Prefeitura de Lauro capacita produtores da agricultura familiar
As boas práticas no cultivo e na exposição dos alimentos produzidos pela agricultura familiar de Lauro de Freitas foram abordadas na capacitação promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), realizada no Restaurante Popular, nesta segunda-feira (23). Atentos às orientações passadas pelas alunas do curso de Nutrição da Unime, um grande número de agricultores participaram da qualificação.
As estudantes explicaram os cuidados com a água e solo utilizados no cultivo dos produtos, a higienização das mãos e dos alimentos, e a melhor maneira de exposição para comercialização. “A intenção é incentivar a agricultura familiar no município. Então o que for necessário para oferecer ao agricultor melhores condições de trabalho e ao consumidor um produto de qualidade, nós faremos”, explicou Rute Lisboa, diretora do Departamento de Segurança Alimentar (DESAN) da SEMDESC.
Para Ana Lúcia Silva, atuante da agricultura familiar há nove anos, capacitações são sempre para somar no conhecimento. “Quanto mais aprendermos melhor e esta capacitação vai fazer com que a gente tenha um produto de melhor qualidade pra oferecer”.
Além da capacitação, a SEMDESC entregou aos agricultores a tabela de preços dos produtos que fazem parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que terá início no município a partir do mês de junho.
“Metade dos alimentos que eu produzia tinha que dar para os animais por que não tinha pra quem vender. Muita gente nem tem conhecimento que no município tem agricultura própria. Com o PAA vai melhorar muito, os produtos já terão caminho certo para venda”, frisou Adenário Filho, agricultor há 36 anos.
No próximo dia 8 de junho a SEMDESC vai realizar a 1ª Feira Livre da Agricultura Familiar e Economia Solidária. Os produtores terão a oportunidade de expor e comercializar sua produção.