Prefeitura de Lauro convida população para caminhada do Maio Amarelo

 Prefeitura de Lauro convida população para caminhada do Maio Amarelo

Para fechar o ciclo de atividades do Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP), realiza neste domingo (21) a Caminhada da Paz no Trânsito. O movimento é realizado em todo o mundo na busca de alertar para o alto índice de mortos e feridos em acidentes.

A prefeita Moema Gramacho, que acompanhará a caminhada, considera importante o engajamento de todos, sociedade civil e poder público, nessa iniciativa. “É o momento para advertir, chamar atenção sobre nossas ações no trânsito. É preciso ter respeito aos carros, motos, bicicletas e pedestres. A prudência tem que ser prioridade nesse contexto”
.
Olinto Borri, secretário da SETTOP, explicou que estamos vendo perdas diárias de vidas no trânsito e é necessário um momento de reflexão. “Todo mundo conhece alguém vítima de acidente de trânsito. Na maioria das vezes o acidente pode ser evitado com ações de prudência, deixando de ser negligente. São situações que dependem quase que exclusivamente da ação humana. Precisamos da sociedade civil ativa neste momento em que nossa campanha é pra preservar aquilo que temos de mais maravilhoso que é a vida”.

A caminhada sai às 7h30 da Praça da Matriz em direção a Praça das Orquídeas, no Jardim Aeroporto, onde haverá apresentação teatral e atividades físicas. O grupo Corpo em Movimento, de idosos, também vai participar. A SETTOP pede que os participantes se vistam de branco, cor da paz.

Antes da caminhada, já na sexta-feira (19), às 19h, será realizada uma palestra de abertura na faculdade Maurício de Nassau, parceira do evento, e no sábado (20) alunos da instituição farão uma blitz educativa em mercados e outros estabelecimentos visando conscientizar motoristas para o respeito às vagas de idosos e cadeirantes.

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Esses acidentes já representam um custo equivalente a um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.