Prefeitura de Lauro de Freitas busca apoio do Ministério do Trabalho para adesão ao SINE

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), deu um importante passo para a implantação do Sine Lauro – Casa do Trabalhador no município. Durante viagem a Brasília, na terça-feira (28/7), o secretário Fausto Franco participou de uma audiência com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, articulada pelo deputado federal Léo Prates, e obteve apoio integral para a adesão de Lauro de Freitas ao Sistema Nacional de Emprego (SINE).
Para o titular da SEMDET, a audiência foi extremamente produtiva. “O ministro e sua equipe demonstraram compromisso com Lauro de Freitas. Com o SINE Lauro, teremos uma estrutura moderna que vai agilizar a intermediação de mão de obra e aproximar o trabalhador das oportunidades do mercado formal, garantindo mais eficiência e desenvolvimento econômico para o município”, destacou Fausto Franco.
Segundo o ministro, a implantação do SINE em Lauro de Freitas é uma iniciativa essencial para fortalecer as políticas públicas de trabalho, emprego e renda, beneficiando trabalhadores e empresários locais. O encontro contou ainda com a presença do secretário de Qualificação, Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, que acolheu o ofício encaminhado pela SEMDET solicitando a adesão formal do município.
Ainda durante a reunião, o ministro Luiz Marinho reforçou a importância da constituição do Conselho Tripartite de Trabalho, Emprego e Renda e do Fundo do Trabalho, requisitos fundamentais para que o município possa receber recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), mecanismo que custeia a rede SINE em todo o país.
Com o apoio do Ministério, a SEMDET já iniciou os preparativos para o envio do Plano de Ações e Serviços (PAES) e os documentos que evidenciam a criação do Conselho e do Fundo do Trabalho, etapas que antecedem a implantação da nova unidade.
Além de facilitar o acesso dos cidadãos às oportunidades de emprego formal, o SINE Lauro – Casa do Trabalhador também permitirá ao município pleitear recursos para programas de qualificação profissional.
A expectativa é que o ministro, anuncie oficialmente a adesão de Lauro de Freitas ao SINE e consequente a implantação da Casa do Trabalhador no município durante agenda oficial em Salvador, no próximo dia 7/11.
