Prefeitura de Lauro de Freitas cria sistema para gerar informações e dados sobre a Covid-19 no município

 Prefeitura de Lauro de Freitas cria sistema para gerar informações e dados sobre a Covid-19 no município

Em Lauro de Freitas, a formação de um Comitê Operacional de Emergência (COE) foi parte estratégica e impulsionadora do combate ao Covid-19 no município. O Comitê, criado em 23 de março, tem caráter multidisciplinar e multissetorial, englobando todos os níveis de governo (nacional, estadual e municipal) e também organizações não-governamentais, bem como profissionais e técnicos de diversas formações.

A partir do COE, os pacientes passaram a ser monitorados em tempo real, com uso de ferramentas e sistemas específicos. Um deles é uma plataforma virtual na qual todos os casos da doença são lançados, gerando relatórios epidemiológicos em tempo real e informações como números absolutos, relativos, índice de incidência georeferenciada e por faixa etária. Munido dessas informações, o poder público desenvolve desde ações educativas até intervenções epidemiológicas. O sistema também produz relatórios sobre sintomas da doença, e organiza os casos notificados segundo diversos recortes, como pelo resultado (casos curados e que evoluíram para óbito).

Um COE de Lauro de Freitas dispõe de uma sala para preparo e armazenamento das amostras de Covid-19 para encaminhamento ao Lacen-DF (Laboratório Central de Saúde Pública); três salas de gerenciamentos e processos, com equipamentos de informática; e uma sala de reunião.

O funcionamento do COE se alimenta desse fluxo de informações que tem origem em diferentes instituições e atores. A experiência de Lauro de Freitas atesta, portanto, que a informação e bom uso de dados são aliados número 1 do combate à pandemia.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading