Prefeitura de Lauro de Freitas entrega mais uma creche em Itinga e Mercado Municipal do Centro

 Prefeitura de Lauro de Freitas entrega mais uma creche em Itinga e Mercado Municipal do Centro

As obras da nova Creche Municipal Proinfância, localizada na Avenida Fortaleza (Itinga), e do Mercado Municipal, no Centro, estão totalmente concluídas. Apesar da pandemia do novo coronavírus, os equipamentos essenciais da Prefeitura de Lauro de Freitas, que ampliam o acesso à educação e potencializam o desenvolvimento econômico, foram entregues nesta sexta-feira (3), pela prefeita Moema Gramacho.
Com capacidade para atender 180 crianças com idade até cinco anos em tempo integral, a Creche do bairro de Itinga foi construída no modelo padrão de educação infantil desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. “O recurso para a construção desta creche foi captado em 2012 e a execução da obra começou em 2013. Infelizmente foi interrompida durante um tempo, mas agora está completamente concluída” relatou Moema.


A Creche Pró-Infância é formada por quatro blocos: educacional com quatro salas, administrativo, de serviços, multiuso e pátio com brinquedos. Cada bloco ainda é composto por hall, secretaria, sala de reunião e de aulas, sanitários acessíveis, fraldário, solarium, lavanderia e almoxarifado. Os espaços receberão os alunos quando as aulas municipais retornarem após a pandemia, como afirmou a prefeita.


“Esta é uma obra de máxima qualidade, inclusive, dentro das regras de higiene e segurança que muito reflete no momento em que estamos vivendo. Aqui logo na entrada tem uma pia para limpeza das mãos e dentro de cada sala também existe uma, o que reforça a higiene. Claro que agora vai ser difícil retornar as aulas, mas no momento oportuno, com segurança sanitária, iremos voltar com ensino nas escolas e essa será uma das primeiras a receber nossas crianças”, completou a gestora.


Após fazer a entrega da creche de maneira simbólica à população, a prefeita de Lauro de Freitas foi receber as obras do Mercado Municipal, no Centro. Organizada em três etapas, as intervenções concluídas consistiram na construção de 20 novos boxes, execução dos serviços de drenagem, de piso intertravado, instalação elétrica e hidráulica, pergolado e bancos, e requalificação de áreas externas e boxes já existentes, além de estacionamento.


“Estamos recebendo da empresa esta obra para que a Prefeitura possa entregar aos permissionários e assim eles darem continuidade a preparação dos seus boxes. Os espaços são individualizados, com cerca de oito metros quadrados, e neles cada beneficiado vai fazer a sua própria ligação de energia elétrica e suas adaptações internas”, disse Moema. A nova estrutura, feita com recursos do governo federal e municipal, é adequada à comercialização de hortifrúti, restaurante e outros serviços.


A reforma do Mercado Municipal foi iniciada em 2005, na primeira gestão da atual prefeita, período em que a primeira etapa foi entregue toda pronta. Para início das duas outras etapas foi preciso ser feita a retirada da Cesta do Povo. “Muitos anos se passaram e tivemos dificuldade com os recursos do governo federal que demoraram de chegar. Como passou esse tempo, a primeira etapa se deteriorou e é necessário novos ajustes. Queremos ver todas as partes com condições dignas”.


A reabertura do Mercado Municipal para os feirantes e toda a população será feita assim que protocolos de segurança de saúde estejam estabelecidos em relação ao coronavírus. “Enquanto estamos nesse momento de pandemia, os ajustes e adequações de cada boxe serão feitos. Cumprindo todas as medidas de prevenção e com fé em Deus logo sairemos dessa e voltaremos a funcionar plenamente”, finalizou. Os tapumes que cercam as unidades entregues serão mantidos até o fim da pandemia.

Jornalista Laerte Santana
Foto Lucas Lins
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
03/07/2020
71 3288 8371
www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading