Prefeitura de Lauro de Freitas garante direitos e promove diálogo com profissionais readaptados da educação

Atendendo a uma solicitação da Comissão de Educação da Câmara Municipal, a Prefeitura de Lauro de Freitas promoveu, nesta terça-feira (29/4), uma reunião para dialogar com professores e servidores readaptados da rede municipal de ensino. O encontro, realizado no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Procuradoria-Geral do Município (PGM) e Casa Civil.
Durante a reunião, a secretária de Educação, Tamires Andrade, destacou o compromisso da gestão em acolher e ouvir as demandas dos profissionais readaptados, que por motivos de saúde foram remanejados de suas funções em sala de aula. O subprocurador municipal, Leandro Santana, esclareceu aspectos jurídicos relacionados à situação do grupo, reforçando a legalidade das ações adotadas.
A gestão municipal reafirmou que o pagamento dos salários desses servidores continuará sendo realizado de forma integral, conforme o calendário oficial da prefeitura, e negou veementemente qualquer intenção de cortes, como foi divulgado em mídias não oficiais. Para garantir ainda mais transparência, foi instituída uma comissão mista para acompanhar os processos de readaptação no âmbito da SEMED.
Em deliberação com a junta médica municipal, também ficou definida a suspensão temporária das reavaliações médicas que estavam previstas para o dia 30/4, esclarecendo que os atendimentos realizados até então eram de demanda espontânea, e não fruto de convocação publicada no Diário Oficial do Município (DOM).
Além da secretária Tamires Andrade e do subprocurador Leandro Santana, participaram do diálogo a chefe da Casa Civil, Fátima Barbosa; a procuradora municipal, Cida Crusoé; vereadores membros da Comissão de Educação; e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF). O encontro reforçou o compromisso da administração municipal com a transparência, o respeito aos direitos dos servidores e o fortalecimento do diálogo permanente.