Prefeitura de Lauro de Freitas implanta primeiro coletor público de roupas usadas no município

 Prefeitura de Lauro de Freitas implanta primeiro coletor público de roupas usadas no município

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), em parceria com a organização Humana Brasil, implantou no Parque Ecológico de Vilas do Atlântico um container cuja finalidade é receber a doação de roupas, calçados e acessórios usados.

O Projeto executado pela Humana utiliza os 5 Rs da sustentabilidade: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, e visa incluir ações de educação ambiental e engajamento comunitário através do consumo consciente, por meio da redução de volume de resíduos têxteis e promoção dos princípios da economia circular.

De acordo com a gestão da pasta de Meio Ambiente, novos pontos de coleta estão sendo mapeados para serem implementados em áreas de grande circulação até o final de 2025, a exemplo do Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), de Unidades de Saúde da Família (USFs), escolas municipais e praças, a fim de ampliar o acesso da população a práticas sustentáveis no dia a dia.

Além do reuso de peças em bom estado e da reciclagem de itens inutilizáveis, a ação valoriza a logística reversa, em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, prevista na Lei nº 12.305/2010, integrando poder público, setor privado e população em uma agenda de responsabilidade ambiental.

A Humana Brasil é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidades. O Projeto Repense Reuse já conta com coletores em diversos pontos privados de Lauro de Freitas e chega aos espaços públicos graças ao olhar atento da gestão que apoia as boas práticas de fomento e preservação do meio ambiente.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.