Prefeitura de Lauro de Freitas inaugura Estação Cidadania nesta quinta-feira (12) na Itinga

 Prefeitura de Lauro de Freitas inaugura Estação Cidadania nesta quinta-feira (12) na Itinga

Teatro, infocentro, biblioteca, pista de skate, quadra poliesportiva, parque infantil e salas climatizadas multiuso. Esses equipamentos compõem a Estação Cidadania, construída no Jardim Pouso Alegre, em Itinga – Lauro de Freitas, que será inaugurada nesta quinta-feira (12), às 9h. A unidade, instalada na praça que leva o nome do escritor Jorge Amado, ao lado da Escola Municipal Vovó Ciça, vai levar serviços públicos, formação profissional, atividades esportivas e fortalecimento da identidade cultural à comunidades.

A gestão e as estratégias de uso do espaço, onde também funcionará um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), foram definidas com a participação da comunidade através da criação do Grupo Gestor de Artes e Esportes Unificados PEC 3000, formado por representantes da sociedade civil, ONGs, Oscip e governo municipal. O plano de trabalho, apresentado à comunidade em junho deste ano, é dividido em três eixos: Esporte e Lazer, Emprego e Renda, e Educação.

Com o eixo Esporte e Lazer, a comunidade terá o apoio e incentivo para a realização de campeonatos, criação de grupos de dança, futebol, boxe, basquete e a busca de parcerias para financiamento de atividades diversas. O eixo Emprego e Renda vai promover o desenvolvimento de negócios, oficinas para geração de renda e iniciativas em economia mista.

A proposta na área da Educação é criar grupos de estudos em diversos segmentos, serviços de agentes escolares, desenvolvimento e parcerias com gestores de escola, instituições particulares, escolas técnicas e cursos profissionalizantes. No grupo de Arte e Cultura foram elencados a promoção de festivais culturais e de música, projetos de música, artes e lazer com oficinas, a exemplo de grafite e de capoeira.

A prefeita Moema Gramacho ressalta a importância do equipamento para o município. “Essa praça não é só de esporte e cultura, ela é de lazer, educação e inclusão social. Vamos ter um belíssimo teatro, para que daqui possam sair grandes talentos, além de outros equipamentos. Esta é uma praça não só para o povo de Itinga, mas para toda a Lauro de Freitas, pois trata-se de um grande projeto de inclusão social do município”

Primeiro Festival de Estudantes

A nova Estação Cidadania e Cultura já receberá no dia da sua inauguração um evento voltado ao público jovem do município. Promovido pelo Grêmio Estudantil de Lauro de Freitas (GELF), a primeira edição do Festival de Estudantes de Lauro de Freitas, vai promover a integração entre os jovens e a troca de experiências culturais. Com o tema “Juntos em uma só voz”, o evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Juventude, igualdade Racial e Políticas Afirmativas. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de dezembro.

Histórico de construção

Pronta há pouco mais de quatro meses, a Estação Cidadania-PEC3000 seria entregue à população durante as comemorações dos 57 anos de emancipação política do município, no mês de Julho, no entanto, a inauguração não foi autorizada pelo governo federal. Os recursos para construção do equipamento foram captados em 2011, durante o governo da então presidenta Dilma Roussef. A gestão municipal anterior não executou a obra, que foram retomadas pela administração atual, em 2017.

Jornalista Rodrigo Castro

Fotos: Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

09/12/2019

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading