Prefeitura de Lauro de Freitas inicia reforma da Igreja Matriz

 Prefeitura de Lauro de Freitas inicia reforma da Igreja Matriz

Equipe da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) de Lauro de Freitas conferiu de perto o início da reforma da secular Igreja de Santo Amaro de Ipitanga, um dos mais importantes monumentos da arquitetura religiosa da Bahia. As intervenções consistem na substituição do telhado, recuperação do forro, adequação nas instalações elétricas, restauração de esquadrias e pintura.

A primeira etapa da reforma fará a troca do telhado. Para isso, será necessária a colocação de uma cobertura provisória acima da estrutura antiga, como explica Gervásio Filho, responsável pela WAY Empreendimentos e Serviços Ltda, empresa que ganhou a licitação da obra. “Estamos montando o telhado provisório para garantir que a estrutura da igreja permaneça intacta e protegida da variação climática”, ressalta. Para receber as novas telhas, o madeiramento da cobertura antiga passará por restauração.

Segundo a SEINFRA, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) recebeu o projeto de reforma da paróquia e, após visita técnica, autorizou o início da obra. A primeira etapa tem previsão para ser finalizada em dezembro e as demais demandas serão feitas em sequência. Durante o período da reforma, as missas e encontros da paróquia estão sendo realizados no Centro Comunitário, em frente ao monumento, e no Colégio Equipe, Centro.

Berço da história de Lauro de Freitas, a Igreja de Santo Amaro de Ipitanga foi construída no século XVII. De arquitetura barroco-maneirista, guarda em seu interior raridades como os extensos silhares de azulejos portugueses e imagens em roca. A igreja foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) em 13 de maio de 1985.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading