julho 03, 2020

970×90

Prefeitura de Lauro de Freitas lança aplicativo de compra e venda por meio do WhatsApp para impulsionar a economia local

Prefeitura de Lauro de Freitas lança aplicativo de compra e venda por meio do WhatsApp para impulsionar a economia local

Um aplicativo de compra e venda, que funciona gratuitamente por meio do WhatsApp, foi desenvolvido pela Prefeitura de Lauro de Freitas e disponibilizado para o comércio local para impulsionar a economia e ajudar a atravessar o período da pandemia. Proprietários de negócios e clientes devem salvar o número: (71) 9981-9169, com o nome “Cidade Solidária” e enviar uma mensagem pelo WhatsApp para executar o cadastro do empreendimento ou realização da compra de produtos. Este aplicativo não recebe ligações, é um app de inteligência artificial.

O aplicativo foi anunciado pela prefeita Moema Gramacho durante coletiva de imprensa online, nesta sexta-feira (29), realizada na página do Facebook da Prefeitura. Durante a transmissão, cerca de 40 pessoas realizaram o cadastro imediatamente. O aplicativo, restrito apenas ao comércio local, já está em funcionamento para entregas em domicílio. Na fase de teste mais de 200 empresas adotaram o aplicativo.

Quem deseja cadastrar uma empresa deve enviar a palavra “vender” após receber a primeira mensagem de boas-vindas. Em seguida digita o nome completo, o tipo do negócio, bairro e região que atende, rede social e por último os produtos e serviços que oferece. Depois dessas etapas basta digitar a palavra “concluir”. Atenção, é importante ler os termos de serviço antes de iniciar o cadastro.

O negócio cadastrado ficará disponível para vendas no sistema depois de 24 horas. Quanto mais o proprietário especificar os tipos de produtos e serviços, mais facilmente será encontrado pela busca de compras. Todas as funções da plataforma de inteligência funcionam somente por comandos no WhatsApp.  

Para quem vai comprar, o aplicativo é ainda mais simples. Depois de salvar o número: (71) 9 9981-9169 na agenda do celular e enviar a primeira mensagem, basta digitar o nome do produto, serviço ou bairro. As lojas cadastradas serão enviadas pela plataforma com todos os contatos.

Exemplo: se você enviar a palavra “bolo”, uma lista de empreendimentos relacionados a pesquisa irá aparecer, contendo a localização, rede social e o link de direcionamento para falar com o fornecedor direto pelo WhatsApp. Após isso, é só entrar em contato e fazer o seu pedido.

Cidade Solidária

 “Agora a população tem uma opção virtual de fazer compras e vendas exclusivamente de Lauro de Freitas. No meio dessa pandemia, o nosso normal é o digital. Então estamos fortalecendo o comércio local através dessa plataforma, que é muito fácil e prática de usar, e que ficará como mais uma forma de negociar mesmo quando a pandemia passar”, considerou Moema.

Deborah Almeida já cadastrou o estabelecimento Mariposa, em Vilas do Atlântico, pelo número do “Cidade Solidária”. “Esse é um aplicativo que vem nos ajudar a divulgar o comércio local. É importante que o app viralize em toda a cidade. Acreditamos que com ele, o consumidor vai poder escolher várias empresas daqui e nos ajudar, porque as taxas dos aplicativos que utilizamos hoje são muito altas. O consumidor nos ajuda a restabelecer”, contou. 

Isolamento Social

Durante a coletiva a prefeita também fez um balanço do período de isolamento e voltou a apelar à população para que se proteja. “Precisamos ficar em casa, cumprir as determinações das autoridades sanitárias e evitar aglomerações”, destacou a prefeita. O município atingiu nessa sexta-feira dez óbitos pela Covid e 448 casos positivos. A prefeita se solidarizou com as famílias. A restrição de circulação noturna das 20h às 5h da manhã foi prorrogada até o dia 7 de junho. Nesse período também foram mantidas a liberação de serviços essenciais. Os demais serviços só podem funcionar como delivery.

 

 

 

Jornalista Laerte Santana

Foto Danilo Magalhães

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

29/05/2020

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

abaixo de Saúde