Prefeitura de Lauro de Freitas notifica EMBASA por má qualidade da água em prédios públicos

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), notificou oficialmente a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA) devido à má qualidade da água fornecida a escolas da rede municipal, nesta sexta-feira (18/7).
Como medida emergencial, o município solicitou o envio imediato de carros-pipa. De acordo com laudo técnico emitido pela Vigilância em Saúde Ambiental, a água distribuída apresenta irregularidades, violando a Portaria GM/MS n° 888/2021, que estabelece os padrões de qualidade da água potável no Brasil, entre outras legislações pertinentes, incluindo o Código de Defesa do Consumidor.
Diante da impossibilidade de uso da água fornecida, a SEMED solicitou com urgência da EMBASA o abastecimento emergencial das áreas afetadas, de forma contínua e suficiente até que a normalização da qualidade da água seja efetivamente comprovada.
A prefeitura reforça seu compromisso com a segurança da comunidade escolar e cobra soluções definitivas para garantir água potável e de qualidade nestas unidades de ensino.
Nota da Embasa:
Após a Prefeitura de Lauro de Freitas ter sido anteriormente notificada sobre a qualidade da água dos prédios públicos pelo Ministério Público do Estado da Bahia, a Embasa encaminhou equipes para novas coletas e atestou que a água distribuída na rede pública é de qualidade e está dentro dos padrões de potabilidade exigidas pela portaria do Ministério da Saúde.
A Embasa reforça que a responsabilidade da concessionária pela qualidade da água fornecida vai até o hidrômetro, sendo de responsabilidade dos usuários zelar pela manutenção adequada das instalações internas e limpeza periódica dos reservatórios.
A Embasa se coloca à disposição da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas para apoiar na inspeção e limpeza interna dos reservatórios, visando garantir a qualidade da água também dentro dos prédios escolares e públicos.