Prefeitura de Lauro de Freitas prorroga inscrições da PNAB e amplia prazo para artistas concorrerem a R$ 620 mil

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), prorrogou até o dia 10 de julho o prazo de inscrições para o Edital Conecta Cultura, vinculado à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa vai destinar R$ 620 mil para fomentar a produção cultural no município.

A prorrogação busca ampliar a participação dos agentes culturais e garantir que artistas, grupos, coletivos e instituições tenham mais tempo para se inscrever no processo seletivo previsto pelo Edital de Chamamento Público nº 001/2026.

Ao todo, 90 agentes culturais serão contemplados com os recursos, distribuídos entre artistas individuais, grupos e coletivos que desenvolvem atividades culturais em Lauro de Freitas.

Para participar, pessoas físicas devem ter mais de 18 anos, residir no município há pelo menos dois anos, comprovar atuação cultural e possuir o Cadastro Municipal de Cultura (CADASCULT) homologado.

Também podem se inscrever pessoas jurídicas, como empresas, associações e instituições culturais sediadas em Lauro de Freitas há, no mínimo, dois anos. Já os grupos e coletivos sem CNPJ devem indicar um representante maior de idade com atuação cultural comprovada no município. Em todas as modalidades, a homologação do CADASCULT é obrigatória.

As inscrições são realizadas exclusivamente pela página da PNAB, disponível no portal oficial da Prefeitura de Lauro de Freitas. O resultado preliminar está previsto para o dia 31 de julho, enquanto a homologação do resultado final deve ocorrer em 27 de agosto.