Prefeitura de Lauro de Freitas realiza palestra educativa sobre trânsito para jovens do Ensino Médio

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), realizou nesta segunda-feira (22/9) a palestra “Motoristas do Futuro”, no Colégio Estadual Alfredo Agostinho de Deus, localizado em Itinga. A ação foi voltada para os alunos do 3º ano do Ensino Médio, em alusão à Semana Nacional do Trânsito.
Com foco na conscientização de jovens que já estão na faixa etária para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a palestra foi conduzida pelo agente de trânsito Anderson Borges. Durante o encontro, foram abordados temas como o uso correto do cinto de segurança, estatísticas de acidentes, comportamentos de risco, como empinar motocicletas em vias públicas, e as leis que visam proteger a vida no trânsito.
O coordenador de Educação para o Trânsito, Álvaro Oliveira, ressaltou a importância de iniciativas como essa. “É fundamental conscientizar jovens e adolescentes de que dirigir sem CNH, além de ser um crime de trânsito, é uma das principais causas de sinistros. Quanto mais cedo começarmos essa orientação, mais vidas poderemos preservar’.
A diretora do Colégio, Ana Patrícia, também destacou a relevância da parceria com a SEMOB. “Fico muito feliz com essa ação, pois ela é extremamente pertinente para os nossos alunos, que já estão em idade para conduzir veículos. Muitos deles não têm esse tipo de orientação tão próxima. Essa parceria vem para somar às nossas ações educativas dentro da escola”.
Os alunos demonstraram grande interesse e participação. Isabela Borges, de 18 anos, relatou o quanto aprendeu com a palestra. “Achei muito importante. O agente explicou a importância de estar atento no trânsito. Descobri, por exemplo, que a maioria dos acidentes envolve motociclistas. Ele falou que 70% das internações são por acidentes de trânsito, sendo 50% de motos e 20% de carros. Isso é muito preocupante. Ainda bem que eu já uso o cinto!”
Henrique Santos, também com 18 anos, complementou. “Aprendi bastante sobre como andar de moto com segurança. É preciso sempre usar capacete, luvas, bota… Evitar andar de sandália tanto de moto quanto de carro. Isso tudo é pra nossa proteção. Foi muito bom ouvir isso de forma clara”.
O agente Anderson Borges reforçou que, além de ensinar, a experiência também é um aprendizado para ele. “Esses jovens demonstram muito interesse no tema da habilitação. Como já estão mais maduros, adapto a linguagem para que se sintam parte do diálogo. Percebo que muitos já têm alguma noção sobre o trânsito, mas a palestra ajuda a aprofundar esse conhecimento e mostra o quanto é importante manter a atenção para evitar acidentes. Eles também se tornam multiplicadores dessas informações em casa e na comunidade”.
A iniciativa da SEMOB promoveu um espaço de diálogo aberto com os estudantes, esclarecendo dúvidas e fortalecendo a educação para o trânsito. A proposta é preparar as novas gerações para que se tornem, no futuro, condutores conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação da vida nas vias públicas.