Prefeitura de Salvador vistoria estruturas de seis camarotes em operação pré-Carnaval

Quem passa pelos bairros da Barra, Ondina e Campo Grande, já pode ver os camarotes sendo montados para o Carnaval. Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), antiga Sucom, o órgão vai realizar vistorias periódicas para garantir que os camarotes respeitem as regras definidas pela prefeitura. A primeira foi realizada na manhã desta última quarta-feira (18).

Uma equipe com 30 agentes da Sedur deu início à Operação pré-Carnaval, conferindo as instalações de seis camarotes que estão em processo de montagem no circuito Dodô (Barra-Ondina). O foco da operação foi vistoriar estruturas tubulares dos camarotes, palcos e praticáveis. A segurança dos transeuntes também foi alvo da ação. “É normal ocorrer um certo transtorno na cidade com a montagem dos camarotes. Então, é importante preservar a segurança dessas pessoas”, explica o coordenador de fiscalização da Sedur, Everaldo Freitas.

Segundo Freitas, os camarotes não podem obstruir as calçadas. “O passeio tem que estar totalmente livre. (Os camarotes) podem ocupar da fachada do imóvel para dentro. A não ser estruturas em praças, quando a prefeitura determina o limite”, diz. Não há altura máxima para os camarotes.
 
Segurança

A Sedur também exige dos proprietários dos camarotes o cumprimento de normas de segurança. Dentre as regras, as estruturas precisam ter equipamentos de proteção contra incêndio, sistema de aterramento adequado, rotas de fuga, sinalizadores, balizadores e extintores. Durante todos os dias de Carnaval, os agentes do órgão estarão em regime de 24 horas para vistoriar os camarotes.

Já no Circuito Osmar (Centro) o cuidado precisa ser redobrado, pois o entorno do percurso é composto por casarões antigos. Os moradores do perímetro desse circuito são notificados para que, durante o período da festa, não superlotem os imóveis e evitem abrigos debaixo de sacadas e marquises.

Licenças

Por enquanto, apenas seis camarotes passam por montagens no Circuito Dodô (Barra-Ondina). No entanto, a Sedur calcula que o número deverá aumentar até o início de fevereiro. Em 2016, por exemplo, foram licenciados 32 camarotes.
As licenças serão concedidas até o dia 6 de fevereiro. A permissão só é liberada pelo órgão após as apresentações de anotação de responsabilidade técnica, das plantas tubulares, estruturais, arquitetônicas, além das instalações de todos os equipamentos de proteção, incêndio e pânico.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.