Prefeitura e Governo da Bahia discutem obras estaduais executadas em Lauro de Freitas

 Prefeitura e Governo da Bahia discutem obras estaduais executadas em Lauro de Freitas

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, se reuniu, nesta terça-feira (07), com o secretário Nelson Pelegrino, de Desenvolvimento Urbano (SEDUR-BA), com Sérgio de Oliveira, presidente da Conder e representantes da Embasa, para tratar de assuntos relacionados às obras que o Governo do Estado está executando no município, como a Macrodrenagem do Rio Ipitanga, os apartamentos MCMV vinculados à macrodrenagem, à grande obra do sistema de esgotamento sanitário, a finalização da estrada da Quigoma, a licitação do sistema de transportes metropolitanos e municipais, dentre outros.

“Esta foi uma reunião muito produtiva. Tratamos de diversos assuntos. Discutimos sobre obras que já estão beneficiando a população e que vão melhorar ainda mais a qualidade de vida no município. Dos pontos de pauta podemos ver quanta coisa está sendo feita em Lauro de Freitas e em parceria com o Governo do Estado”, considerou Moema sobre o encontro realizado na SEDUR-BA.

Sobre o avanço da obra de Macrodrenagem do Rio Ipitanga e afluentes do Rio Joanes, projeto executado por meio da Conder, a prefeita Moema Gramacho destacou que um dos seis reservatórios de captação de água de chuva, na localidade entre a Estação Aeroporto e Fazendão, já está quase pronto. Um segundo, atrás do restaurante popular de Lauro de Freitas, será concluído ainda no primeiro semestre deste ano.

Nos locais onde estão sendo construídos os reservatórios, nas áreas denominadas “piscinões”, também terão áreas de lazer para a população durante a estiagem. Relacionado à macrodrenagem, também foi discutido a questão dos 890 apartamentos do Minha Casa Minha Vida que já estão prontos desde outubro de 2018, no bairro do Jambeiro e que a prefeita vinha insistentemente cobrando do Governo Federal a liberação para os munícipes irem morar e só agora foram liberados.

Mas a Prefeitura está cobrando um número maior de contemplação para Lauro de Freiras em função das enchentes e do número alto de bolsas-aluguéis que tem hoje. Ficou marcada uma nova reunião para tratar desses 890, e dos 500 que serão concluídos em março.

A obra da Estrada do Quingoma está sendo relicitada. Segundo a Conder, as intervenções passaram por paralisações devido a problemas com a empresa executora. Na próxima semana será dada nova ordem de serviço. A gestora de Lauro de Freitas solicitou ao governo que um trecho da obra, nas proximidades da Creche Irmã Terezinha, seja também incluído. Ficou garantido para assim que o orçamento do Estado da Bahia seja reaberto.

Trechos do abastecimento de água no município de Lauro de Freitas, executado pela Embasa serão inaugurados em breve. Sistemas de abastecimentos de água que vão gerar conforto para os próximos 20 anos já foram contratados. A obra de esgotamento sanitário, que vai atender 80% da população até 2023, está em fase avançada de execução. E os outros 20% já têm projeto pronto e a Embasa já está captando recursos pra execução.

Ainda na reunião, a prefeita Moema Gramacho reforçou o compromisso do Governo do Estado em executar obras de recuperação da Estrada do Coco. Estudo de viabilidade para duplicação da via Gerino de Souza Filho também foi solicitado pela prefeita, assim como maior divulgação da Via Metropolitana. Outros assuntos, como reversão da Lagoa da Base, que está em fase final, e a licitação de transportes de caráter metropolitano e municipal também foram tratados.

Jornalista Laerte Santana

Foto Edgard Copque

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

07/01/2019

71 3288 837

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading