Prefeitura e HEMOBA Iniciam Campanha de Doação de Sangue

 Prefeitura e HEMOBA Iniciam Campanha de Doação de Sangue

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB), firmou uma importante parceria com o Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA), e nesta quarta-feira (10/9), o Hemóvel instalado no Parque Shopping Bahia, na Avenida Santos Dumont, Centro, iniciou a coleta de doação de sangue. O Hemóvel seguirá até sábado (13/9), com o atendimento das 8h às 16h, com 1h de intervalo para almoço.

A ação teve como objetivo integrar-se à Semana Nacional do Trânsito, realizada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Por meio dessa parceria, busca-se reforçar a importância da conscientização sobre a prevenção de acidentes de trânsito, uma vez que, quando esses ocorrem, as bolsas de sangue disponíveis acabam sendo destinadas às vítimas, reduzindo a oferta para outros pacientes hospitalizados.

Vanessa Lago, Assistente Social do HEMOBA, destacou que: “devido ao elevado número de acidentes de trânsito, nossos bancos de sangue estão com estoque reduzido. Por isso, a prefeitura, em parceria com o órgão, realiza esta ação de conscientização e incentivo à doação. Além do sangue, também é feito o cadastro de doadores de medula óssea, um processo mais complexo que requer compatibilidade. No caso específico do trânsito, a grande quantidade de acidentes gera uma demanda constante por bolsas de sangue, utilizadas para atender pacientes internados na rede do SUS [Sistema Único de Saúde]. Hoje, nossos estoques estão em níveis muito baixos, o que reforça a necessidade dessa mobilização. Doar sangue é doar vida. Cada bolsa coletada pode salvar até quatro pessoas. Esta ação trará um marco importante para nosso estoque”.

Os doadores também sinalizam a necessidade da campanha e a facilidade de acesso ao Hemóvel no Parque Shopping Bahia, além de sugerirem que a iniciativa seja estendida para outros shoppings. Para fazer a doação, o paciente precisa ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação até 60 anos; ter o mínimo de peso de 50 kg; estar em boas condições de saúde alimentado; evitando comidas gordurosas nas três horas antes da efetiva doação; estar bem descansado; e apresentar um documento de identificação com foto.

A doadora Andrelita, de 41 anos, moradora do bairro de Portão, destacou a importância da iniciativa e sugeriu que ela seja realizada com mais frequência. “Deveria acontecer mais vezes. Muitas pessoas vêm ao shopping para passear ou fazer compras e acabam aproveitando a oportunidade para doar sangue. Ir até o HEMOBA é mais difícil. Além disso, é uma forma também de conscientizar sobre o trânsito. Muitas vezes, quando ocorre um acidente, uma bolsa de sangue que poderia atender que está necessitado, como eu vi o caso outro dia, passa a dar a pessoa que teve o acidente. Por isso, é importante reforçar tanto a conscientização no trânsito quanto o incentivo à doação de sangue.”

De acordo com Ricardo, de 42 anos, morador do Caji e Educador Físico, ele já realiza doações com frequência e considera muito interessante a ação da prefeitura com o Hemóvel. “Sou morador de Lauro de Freitas e costumo fazer doações em campanhas realizadas no Salvador Norte Shopping ou no São Rafael. Hoje, estou doando de forma voluntária com o intuito de ajudar um amigo que sofreu um acidente de moto e se encontra no Hospital Municipal de Cajazeiras. Embora a intenção seja salvar vidas em geral, neste momento minha doação também teve o objetivo de ajudá-lo”.

Doralice Moura, Assistente administrativo do Social da SEMOB acompanhou a ação pela manhã e pontuou falas pertinentes quanto a esta ação. “Percebi, que a partir da minha visita, que só hoje, muitas pessoas já vieram para doar para parentes, amigos. Até pessoas do município de Salvador vieram realizar a doação aqui em Lauro. Achei muito positivo e uma ótima ideia estender a iniciativa para outros lugares, proporcionando mais mobilidade e facilidade para que as pessoas possam doar”.

A mobilização contribui não apenas para a doação de sangue de forma voluntária, mas também para a conscientização sobre a necessidade de maior prudência no trânsito.

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.