Prefeitura e terreiros vão reabrir o Espaço Mauanda na Estrada do Coco

 Prefeitura e terreiros vão reabrir o Espaço Mauanda na Estrada do Coco

Uma parceria entre Prefeitura de Lauro de Freitas e representantes do culto afro-brasileiro vai permitir a reabertura do Espaço Mauanda, local destinado à venda de artesanato produzido nos terreiros, e geração de trabalho e renda. Nesta quarta-feira (27), a Câmara Municipal aprovou a cessão do imóvel, na Avenida Santos Dumont-Portão, onde funcionará o espaço.

Na última segunda-feira (26), a prefeita Moema Gramacho se reuniu com terreiros e a Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (FENACAB) para definir as melhores alternativas para reabertura do espaço Mauanda. Durante o encontro realizado no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, os participantes fizeram uma retrospectiva do período de funcionamento do espaço e da importância para a cultura de Lauro de Freitas.

“O Espaço Mauanda desenvolve uma atividade que vai além do cunho comercial, exercendo uma função social que, acima de tudo, dá visibilidade ao trabalho desenvolvido nos terreiros e resgata nossa identidade histórica, de um município que tem mais de 300 terreiros”, destacou a prefeita Moema Gramacho. Ela lembra que na época da implantação a Prefeitura teve como parceiro o Governo do Estado, através do Programa Vida Melhor.

Inaugurado no final de 2012, o Espaço Mauanda tinha como principal função ser vitrine para os itens artesanais produzidos nos terreiros, além de alternativa de geração de emprego e renda. No final do seu mandato a prefeita Moema Gramacho deixou tudo juridicamente encaminhado para que o espaço fosse consolidado, mas a gestão seguinte não viabilizou o processo, resultando na extinção do local.

Para que o espaço Mauanda fosse reaberto era necessária a cessão de uso do imóvel onde a loja funcionava, através de uma decisão, por votação, na Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas. O vereador Isaac de Belchior e a vereadora Naide Brito, presentes na reunião externaram o desejo de retomar o projeto. “Estamos dando mais um passo para o fortalecimento dessa rede que vai render muitos frutos, não só para Lauro de Freitas, mas também para a Bahia”, afirmou a presidente da CMLF.

Representando a FENACAB, Jadilson Lopes levou para a reunião o sentimento da entidade diante da situação. “Estamos aqui para sermos parceiros. Tudo que é desenvolvido pelo povo de santo é para o povo de santo. Viemos legitimar o apreço da FENACAB pelo projeto e reafirmar o nosso apoio”.

Para a Mameto Lúcia, yalorixá do Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia, responsável pela gestão do empreendimento, o Espaço Mauanda vem para agregar e acolher todo mundo e dar a possibilidade de garantir o seu sustento com seu trabalho, fazendo jus a tradução da palavra que significa “rede”.

“A reabertura do Mauanda representa reconhecimento, empoderamento, economia. Nós somos consumidores, compradores, mas também criamos, costuramos, fazemos artesanato e as nossas coisas são específicas. Nossos souvenirs são os que os turistas preferem. É o patuá, é a imagem do orixá, é indumentária. Temos coisas impares que precisam ser mostradas. Não só o nosso terreiro, mas todos que quiserem expor seu empreendedorismo na loja”, finalizou a Mameto.

Jornalista Mariana Cedrim

Fotos Rafael Magno

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

27/11/2018

71 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading