Prefeitura em Ação atendeu mais de quatro mil pessoas no residencial Dona Lindu, maior público do projeto

 Prefeitura em Ação atendeu mais de quatro mil pessoas no residencial Dona Lindu, maior público do projeto

Realizada nos dias 12, 13 e 14 no Residencial Dona Lindu, na Itinga, a 6ª edição do Projeto Prefeitura em Ação bateu o recorde de atendimentos em relação às outras edições. De acordo com balanço da coordenação do projeto, apresentado nesta terça-feira (17), nos três dias de atividades foram atendidas mais de 4.500 pessoas. Novidade nesta edição, a triagem para cirurgias de catarata e retina, realizada no último dia do projeto, foi um dos serviços mais procurados pela população. Ao todo, mais de 100 pacientes com mais de 60 anos foram atendidos, destes, 23 foram encaminhados para procedimento cirúrgico. 

Médicos clínicos e pediatras também estiveram de prontidão. Mais de 400 pessoas passaram por estes profissionais, que além de darem orientações gerais sobre cuidados com a saúde, analisaram resultados de exames e encaminharam os pacientes para novos procedimentos e consultas com especialistas. Também foram realizados mais de 500 testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de preservativos masculino e feminino, e vacinação contra Hepatite B, antitetânica, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, meningite, pólio, além de HPV, entre outras. A estrutura da Secretaria Municipal de Saúde também contou com a Unidade Odontomóvel, que atendeu cerca de 90 pacientes e realizou mais de 450 procedimentos. 

Presente no evento no sábado (14), a prefeita Moema Gramacho lembrou que apesar de todos os serviços oferecidos durante o Prefeitura em Ação também estarem disponíveis para a população nos equipamentos da prefeitura, o projeto tem o objetivo de ampliar o número de pessoas atendidas pela gestão. Durante a visita, a prefeita conferiu de perto o funcionamento de toda a estrutura montada no Residencial Dona Lindú, e assistiu a uma apresentação de crianças e adolescentes do Projeto CAIC Lazer Cidadão, que há 25 anos se dedica a divulgação da capoeira, samba de roda e maculelê.  

Jorge Novis Itinerante

Outro destaque ficou por conta do Jorge Novis Itinerante.  Sucesso em todas as edições do Prefeitura em Ação, desta vez foram realizados mais de 60 eletrocardiogramas, 85 Raios X, 61 ultrassonografias e 74 preventivos ginecológicos. O exame preventivo é de extrema importância no diagnostico precoce do câncer de colo de útero, além de outras alterações ou patologias,  o que dá a paciente totais chances de cura. 

Assistência Social e Cidadania

As ações desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC) também marcaram a 6ª edição do projeto. No espaço montado pela secretaria foram disponibilizados profissionais dos Departamentos de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), de Assistência a Criança e ao Adolescente (DACA), e de Assistência a Pessoa Idosa (DAPI), além do CRAS e CREAS. Mais de 420 pessoas foram atendidas pela equipe, que também atualizou os cadastros de mais de 50 beneficiários do Bolsa Família. 

Além dos serviços oferecidos pelas secretarias que se instalaram no Residencial Dona Lindu, também foi realizada operação tapa buracos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) em mais de dez ruas do bairro e localidades do entorno, além de ações da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), e de agentes do Programa Municipal de Controle a Arboviroses, que visitaram imóveis com o objetivo de prevenir e combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading