Prefeitura em Ação: CCZ reforça atividades no bairro de Portão

 Prefeitura em Ação: CCZ reforça atividades no bairro de Portão

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Lauro de Freitas intensifica esta semana as ações no bairro de Portão. O trabalho integrado com os agentes de endemias do município realiza um trabalho de controle das arboviroses (dengue, Zika vírus e chikungunya) orientando a população contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além do controle de infestação de pombos, e a imunização contra raiva animal com vacinação casa a casa. A iniciativa faz parte do projeto Prefeitura em Ação.

O morador de Vila Nova de Portão, Edilson Novaes, fez questão de ressaltar a importância da ação enquanto os agentes fiscalizavam o reservatório de água de sua residência. “Além de evitar a dengue, o tratamento da água evita vários tipos de doenças. Mas além da Prefeitura fazer a parte dela, os vizinhos também tem que colaborar para que o mosquito não chegue”.

A aposentada Marinalva Rodrigues, que tem seu animal de estimação, o gatinho Pom Pom, ficou muito satisfeita com o serviço de imunização. “Ele não gosta muito de sair de casa e poder cuidar na saúde dele no conforto do nosso lar é muito bom”, disse.

Durante o trabalho do CCZ no bairro de Portão, os agentes também encontraram um morcego morto no lixo. O animal, que é o principal vetor da raiva humana, foi encaminhado para o LACEN (Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia).

“Se a população encontrar algum morcego morto, deve imediatamente ligar para o CCZ para que a gente possa fazer o recolhimento do animal para investigação”, ressaltou Ricardo Vieira, coordenador do CCZ de Lauro de Freitas.

Quem precisa imunizar seu animal e não pode se deslocar até o posto de vacinação, também pode solicitar o serviço em domicílio através do telefone do CCZ: 3288-8912.

MAIS AÇÕES

O projeto Prefeitura em Ação, que já foi realizado em Itinga e Caixa D´Água, vão além das atividades da CCZ. Desde a semana passada, as Secretaria de Infraestrutura e de Serviços Públicos estão atuando na comunidade de Portão com serviços de desobstrução de bueiros, capinagem, roçagem, troca de lâmpadas e tapa buracos.

De quinta-feira (13) até sábado (15), mais serviços serão disponibilizados à população. Das 9h às 14h, na Praça de Portão, a comunidade contará com consultas médicas, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação humana e testes rápidos. Haverá emissão do cartão SUS e cadastro do Bolsa Família. No sábado as mulheres de Portão poderão se consultar com um médico mastologista.

Jornalista Mariana Cedrim

Fotos Edgard Copque

ASCOM/PMLF

11/06/2019

Tel.: 3288 8371

www.laurodefreitas.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading