Prefeitura encerra ciclo formativo de Leitura e Escrita na Educação Infantil

 Prefeitura encerra ciclo formativo de Leitura e Escrita na Educação Infantil

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou o encerramento do seminário do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil, formação voltada para professores dos grupos 4 e 5, da Rede Pública Municipal de Ensino. O encontro marcou a finalização de um ciclo de estudos que buscou fortalecer práticas pedagógicas e garantir às crianças da pré-escola experiências significativas de leitura e escrita de forma lúdica e contextualizada.

A professora Estemar Passos, da Escola Infância Feliz, destacou a importância do curso para a prática docente. “Estou muito gratificada com esse momento de finalização do curso de leitura e escrita na educação infantil. Ele nos trouxe mais base, um alicerce mais firme da linguagem para nossas crianças, que estão na etapa mais importante da educação básica. Precisamos compreender que esse trabalho não é só do professor, mas de uma parceria entre família, escola, secretaria e demais órgãos que possibilitam essa formação. E a formação é fundamental para que possamos nos tornar cada vez mais atuantes em nossas salas de aula”, afirmou.

A professora Patrícia Gleide, da Escola Infância Feliz, também reforçou os ganhos do seminário. “Estou muito feliz com essa formação, que nos proporcionou novos conhecimentos e estratégias de ensino. Foi uma experiência muito gratificante. Essa parceria da rede municipal com professores, gestores, coordenadores e formadores é essencial. Ter formações como essa é muito importante para preparar cada vez mais os educadores”, destacou.

A articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em Lauro de Freitas, professora Antônia Alves, explicou o alcance do curso. “Encerramos hoje um ciclo formativo de oito encontros presenciais, voltado aos professores da pré-escola. Essa formação, construída em serviço, nos permitiu refletir sobre como apresentar a leitura e a escrita na primeira infância, respeitando o tempo das crianças e garantindo, de forma lúdica, o acesso a esse direito cultural. Os temas trabalhados dialogaram com a cultura do nosso município, valorizando a identidade local. Essa formação foi organizada em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), que qualificaram nossas professoras formadoras, responsáveis por conduzir esse processo na rede”, ressaltou.

Com o seminário, a SEMED reforça o compromisso de investir continuamente na formação docente, reconhecendo a Educação Infantil como base essencial para todo o processo da educação básica. O encerramento das atividades aconteceu nesta terça-feira (19/8).

Todo o conteúdo deste portal é protegido por leis de direitos autorais. Para republicação ou uso, entre em contato com nossa equipe de suporte.