Prefeitura entrega nova arena esportiva em Itapuã e chega a 70 campos com grama sintética em Salvador
![Prefeitura entrega nova arena esportiva em Itapuã e chega a 70 campos com grama sintética em Salvador](https://lfnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/d373fb33-886c-400d-be09-dba0e1fb86aa-850x560.jpeg)
A Prefeitura entregou, nesta sexta-feira (14), o 70º campo público com grama sintética de Salvador: a Arena Armindo Biriba, localizada na Estação Cidadania de Itapuã. O equipamento esportivo, que antes era de barro, passou por requalificação e vai beneficiar cerca de 400 crianças e jovens que realizam iniciação esportiva no local.
Durante a inauguração, o prefeito Bruno Reis destacou o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte como ferramenta de inclusão social e de combate à violência. Ele também enfatizou a parceria com o Instituto Talisca, que assumiu a gestão da Estação Cidadania para desenvolver atividades.
“Demos início a essa parceria recentemente, e faltava por parte da Prefeitura a conclusão da reforma do ginásio, que nós fizemos, e a implantação da arena de grama sintética. Com isso, estamos cumprindo 100% da nossa parte. Agora, o Instituto Talisca assume a gestão e aqui servirá para a base do Esporte Clube Olímpia. Além disso, serão oferecidos cursos de inglês, espanhol e também capacitações para os familiares das crianças atendidas”, afirmou o prefeito.
A iniciativa faz parte do amplo programa de modernização da infraestrutura esportiva da cidade. A intervenção da Arena Armindo Biriba foi executada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) após um investimento de R$694 mil, abrangendo serviços de infraestrutura e instalação da grama sintética.
O campo atende crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, nos turnos da manhã e da tarde, proporcionando atividades esportivas, aprimoramento técnico e desenvolvimento de fundamentos do futebol. De acordo com o prefeito, Salvador contará com 117 campos sintéticos públicos – além dos 70 já inaugurados, há mais 36 prontos e outros 11 em fase de conclusão.
“Não há uma cidade no Brasil que tenha tantos campos gratuitos para a comunidade, onde as pessoas não precisam pagar para jogar. As pessoas me perguntam como a Prefeitura pode ajudar no enfrentamento ao crime, e uma das respostas é: construindo equipamentos como esse e firmando parcerias para projetos sociais, como fizemos com Bahia e Vitória, dando aos jovens a possibilidade de sonharem”, complementou Bruno Reis.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, também celebrou a entrega de mais um campo e reforçou o impacto da iniciativa para a população. “Modernizar a nossa infraestrutura permite que esses espaços sejam utilizados pelas comunidades tanto para a iniciação esportiva quanto para a revelação de talentos”, declarou.
Magalhães cita como exemplo a própria Estação Cidadania de Itapuã, que se consolidou como um importante polo esportivo para a capital baiana, oferecendo, além de futebol, outras modalidades como karatê e taekwondo.
Pouco antes de entrar na Arena Armindo Biriba para a aula de iniciação esportiva, o estudante Lindon Johnson, 13 anos, comentou sobre como a modernização do local vai impactar na rotina.
“Era meio difícil jogar na época em que o campo era de barro. Era muita poeira e, na chuva, ficava inviável devido à lama. É outro nível correr e tocar a bola num gramado sintético. Com certeza, eu e meus colegas vamos conseguir desenvolver muito melhor nas aulas”, disse ele, que atua como meia-atacante e sonha em ser jogador profissional.
*Expansão* – Representante do Instituto Talisca, o radialista e advogado Márcio Martins reforçou a responsabilidade em dar prosseguimento ao projeto e de ampliar o leque de ações a serem desenvolvidas dentro do complexo esportivo.
“Já na terça-feira (18), o Olímpia, que trabalha com divisão de base, vai estar aqui no campo treinando, fazendo um trabalho com a comunidade. Além disso, haverá basquete, vôlei, handebol, todas as modalidades de esporte de quadra e de campo. Mais difícil que construir equipamentos como esse é mantê-los funcionando com qualidade e de forma profissional. E podem ter certeza de que é isso que essa comunidade vai ter”, afirmou.