julho 30, 2021

970×90

Prefeitura entrega próteses dentárias e eleva a autoestima dos beneficiados

Prefeitura entrega próteses dentárias e eleva a autoestima dos beneficiados

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itinga realizou, na manhã desta quinta-feira (15), a entrega de próteses dentárias a pacientes assistidos pela unidade. Desde o início do ano, já foram confeccionadas 79 peças, 49 delas já entregues.

O acessório vai melhorar a saúde e aumentar a autoestima de Alessandra Carla Nascimento, 40 anos, que revelou estar triste pelo desemprego causado pela pandemia. Ela classificou a entrega como um presente. “Se não fosse de graça eu não teria condições de fazer essa transformação no meu sorriso por agora. Com essa crise, lá em casa a prioridade é colocar comida na mesa”.

Ao estrear o novo sorriso, o aposentado João Pereira, 74, agradeceu o empenho da equipe em transformar a estética do seu rosto. “Agora eu vou sorrir à toa. Ficou muito bom e o processo foi muito rápido. Depois de 15 anos sem prótese, eu só posso agradecer pelo trabalho dessa de todo mundo aqui”.

A utilização da prótese vai além do aspecto estético e tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de quem usa. “Melhora a mastigação, a fala e ainda aumenta a autoestima dos pacientes”, contou o dentista e gerente da unidade, Ricardo Pitanga.

Durante o atendimento, a equipe avalia a necessidade, de acordo com cada caso, para então iniciar a confecção da prótese. Segundo a dentista de reabilitação oral e estética, Ana Carolina Beira, são analisados aspectos como o formato do rosto, a cor e semelhança dos dentes dos pacientes.

“A gente também tem a preocupação em realizar a prova do dente, onde testamos a prótese antes da entrega final. Tudo para evitar possíveis problemas e dar mais qualidade ao paciente nesse novo processo”. Ela ressaltou ainda que, a depender do paciente, é necessário fazer uma nova avaliação após 15 dias.

Por mês, a unidade realiza mais de 500 atendimentos. Os pacientes são encaminhados para o CEO após triagem realizada em uma das 16 Unidades de Saúde da Família (USF) do município. Além da confecção de próteses, o Centro realiza ações de estomatologia, periodontia, odontopediatria, endodontia, cirurgia e ortodontia. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 7h às 16h.

Compartilhe
abaixo de Saúde

Sobre o autor

posts relacionados

abaixo de Saúde