Prefeitura entrega salas multifuncionais para PcDs em quatro escolas da rede municipal de Lauro de Freitas

 Prefeitura entrega salas multifuncionais para PcDs em quatro escolas da rede municipal de Lauro de Freitas

Inclusão. Palavra de ordem da Prefeitura de Lauro de Freitas, que tem atuado com o objetivo de aprimorar a educação para as pessoas com deficiência (PcD). Nesta quinta-feira (14), por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foram inauguradas e entregues mais quatro salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atende aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação. Esses alunos devem estar matriculados em escolas comuns do ensino regular. As escolas municipais beneficiadas foram a Miguel Arraes, em Itinga, e a Gregório Pinto, em Ipitanga, além de Jardim Ipitanga (Vida Nova) e Capiarara (Areia Branca).

As salas multifuncionais precisam de recursos especiais para uma atenção básica na educação dos alunos PcDs. A SEMED conseguiu cumprir as metas e agora segue o ciclo para continuar ampliando o AEE. A secretária da SEMED, Vânia Galvão, falou sobre a entrega. “Houve uma identificação das unidades que precisam dos recursos multifuncionais. O ganho é do sistema municipal de ensino, pois aplicamos uma política pública da forma mais correta. Entendemos que muito ainda precisa ser feito, mas temos esse compromisso. É uma sensibilidade muito grande da gestão com Educação de Lauro de Freitas”, declarou.

Vânia enalteceu sua atuação enquanto gestora no que tange a inclusão. “Sempre tive uma atuação ao lado de pessoas com deficiência. Isso chama-se inclusão. A escola pública de Lauro de Freitas está fazendo isso, que vem para complementar e suplementar o trabalho que é realizado na sala de aula. Esse trabalho de inclusão é fundamental. As inaugurações são feitas a partir de um trabalho em equipe. É com uma alegria imensa que entregamos e inauguramos as salas de recursos, que vai beneficiar ainda mais a educação em nosso município”, complementou a titular da pasta.  

O coordenador da Gregório Pinto, Antônio Menezes, endossou a fala da secretária. “É um equipamento que vai ter uma atenção especial. Todo o corpo docente precisa trabalhar em torno disso. Vamos correr atrás para fazer funcionar para que os alunos especiais tenham a melhor atenção possível”, declarou. 

Josy Luz, presidenta do Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência de Lauro de Freitas, ficou encantada e agradecida com mais uma ação de inclusão educacional promovida pela gestão municipal. “É um momento importante essa entrega de mais uma sala multifuncional. É uma sala que faz parte da política pública para educação inclusiva no município. Teremos um número maior de salas multifuncionais. E isso é muito importante. Que os jovens sejam acompanhados de acordo com cada deficiência e necessidade. Precisamos ter cuidado e política pública é fundamental. É um prazer enorme estar aqui e poder participar desse momento”, contou. 

Para Maria Oliveira, 64 anos, o momento é de alegria e deve ser comemorado. Ela é bisavó de Luís Otávio, que é autista e aluno da Escola Gregório de Matos. “Eu estou adorando como está o colégio esse ano. Está tendo muita coisa boa para eles participarem. Estou sendo informada de tudo e eles estão me dando um suporte danado, principalmente na atenção ao meu bisneto. Os professores também são muito atenciosos. Não tenho o que reclamar. Graças a Deus está ótimo, tudo organizando, tem essa sala especial para eles. Eu gostei muito”, elogiou.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading