Prefeitura estuda medidas para otimizar o trânsito no entorno do metrô

A Prefeitura de Lauro de Freitas segue trabalhando para melhorar a mobilidade na cidade. Nesta quarta-feira (9/7), a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SEMOB) realizou uma visita técnica à Avenida Santos Dumont, mais conhecida como Estrada do Coco, para avaliar uma possível mudança no ponto de parada de táxis e veículos por aplicativo.
A proposta é retirar esses veículos da área do viaduto, próximo à Estação Aeroporto, CCR Metrô Bahia, e transferir o embarque de passageiros para a Travessa Santos Dumont, conhecida como Rua da Locadora. A medida visa reduzir os congestionamentos e evitar retenções, principalmente nos horários de pico. A lentidão do tráfego nesse ponto da avenida é um problema que persiste desde a implantação do metrô.
O diálogo sobre a mudança também envolverá a CCR Metrô Bahia, concessionária pública do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, e os motoristas serão consultados. A mudança ainda está em análise, junto com outras ações que a prefeitura vem estudando para melhorar a mobilidade e solucionar os problemas crônicos do trânsito na cidade, com foco inicial na Avenida Santos Dumont.
Acompanhando a equipe, a subsecretária da SEMOB, Verônica Lemos, falou da iniciativa. “Essa proposta busca atender às necessidades da população, especialmente dos usuários de táxis e transporte por aplicativo, oferecendo total infraestrutura e segurança”, explicou.
A gestão municipal, em parceria com uma empresa especializada em engenharia de tráfego, está discutindo propostas para tornar o trânsito mais ágil nessa avenida, com ações como o ajuste do tempo dos semáforos em diferentes períodos do dia, revisão de rotatórias, pontos de ônibus, melhoria na sinalização vertical e horizontal, entre outras medidas.