Prefeitura imunizou mais de 1.800 cães e gatos no primeiro dia da campanha de vacinação antirrábica

 Prefeitura imunizou mais de 1.800 cães e gatos no primeiro dia da campanha de vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica, iniciada em Lauro de Freitas neste sábado (21), imunizou 1.819 animais domésticos contra a raiva, sendo 1.158 cães e 661 gatos. A vacinação gratuita, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município, foi disponibilizada nas localidades de Vida Nova, Jardim Castelão, Jardim Ipitanga, Caji e Portão. A campanha vai seguir de forma escalonada, sempre aos sábados, até o dia 18 de setembro, em diversos pontos de imunização, conforme cronograma.

A meta de imunização no município é atingir aproximadamente 10 mil pets. De acordo com Igor Fidelis, diretor do CCZ de Lauro de Freitas, apenas cães e gatos saudáveis, acima de três meses, podem ser vacinados. “Quem determina a meta de vacinação é o Ministério da Saúde de acordo com a população animal, que em Lauro de Freitas passa por uma média de 36 mil, entre cães e gatos. Sobre os bichos que se encontram doentes e não podem receber a vacina, indicamos que os donos procurem o CCZ assim que os animais se recuperarem”, ressaltou.

A vacinação de animais domésticos é uma das principais estratégias de controle da doença. Ciente da prevenção contra a raiva, Valdilene Soares levou o seu cachorro Nick para ser imunizado no ponto montado na Praça Caixa D´água, no bairro do Caji. “Fiquei sabendo da ação através de uma assistente social que me informou pelo WhatsApp. Eu já estava procurando a vacina para comprar, mas aí a campanha chegou na hora certa, e do jeito que eu me cuido, eu quero o mesmo para o meu cachorro”, frisou.

De acordo com o CCZ, quando o animal é imunizado o risco de infecção em humanos pela doença é eliminado. Em outro ponto de vacinação, no Colégio Hermano Gouveia, em Vida Nova, um xará do doguinho, o gato Nick, foi encontrado sendo vacinado. Adriana Souza, dona do bichano, relatou que sempre busca vacinar o seu pet. “Meu gato tem dois anos e oito meses e todos os anos levo ele para tomar a vacina. Também temos que garantir a saúde dos animais”, destacou.  

Donos de pets que desejem outras informações sobre a campanha podem tirar dúvidas através do WhatsApp do CCZ de Lauro de Freitas: 071 99608-9407. A sede do Centro de Controle de Zoonoses fica localizada na Rua José Leite, nº 90, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Outros postos fixos do Centro funcionam, as terças e quintas-feiras, nas Unidades de Saúde da Família de Vila Nova de Portão e Vida Nova.  

 

Cronograma das próximas ações:

 

28/08

Parque São Paulo – Cozinha Comunitária

Parque São Paulo – Final de Linha Topic e Residencial Quinta da Glória + 2 Unidades Itinerantes

Itinga – Escola Dois de Julho e Praça José Ramos

Jardim Talismã – Escola Municipal e mais três Unidades Itinerante

Jardim Pérola Negra – Unidade Itinerante

Largo Isaac – Largo Isaac

Parque Santa Rita – Praça em frente a Igreja

Terraplac – Praça Oscar Moreira e unidade itinerante sentido Jardim das Margaridas

 

04/09

Pitangueiras / Aracui – Largo de Arcanja e Unidade Itinerante

Vilas do Atlântico – Primeira Portaria e Unidade Itinerante

Buraquinho – Condomínio Portão do Sol

Miragem – Praça da Coruja

 

11/09

Jockey Club – Praça do Chafariz

Praia de Ipitanga -Unidade Itinerante

Vila Praiana – Colégio Vila Praiana e Unidade Itinerante

Vilamar – Pão Quente e Unidade Itinerante

Centro – Unidade Itinerante

Lagoa dos Patos – Escola Lagoa dos Patos e Unidade Itinerante

 

18/09

Areia Branca – AR e Módulo Policial

Jambeiro – Unidade Itinerante

Capelão – USF Manoel José Pereira e Unidade Itinerante

Capiarara – Residencial e Unidade Itinerante

Fazenda Telha – Unidade Itinerante

Quingoma – Unidade Itinerante

 

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading