Prefeitura inicia qualificação de cuidadores de idosos

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), deu início nesta segunda-feira (8/9) às aulas do curso gratuito de Cuidador de Idosos. A ação, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), tem como objetivo capacitar os alunos para atuar com o envelhecimento populacional e a crescente longevidade da população de forma humanizada, prestando assistência profissional e qualificada.
A aula inaugural ocorreu no auditório da SEMDESC, no Centro. Esta iniciativa visa ampliar as oportunidades de qualificação para o público atendido pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e atender a uma demanda do mercado por cuidadores com formação técnica.
Durante a abertura do curso, a secretária da SEMDESC, Diana de Souza, destacou o papel fundamental do cuidador. “Este é o início de uma jornada que vai abrir portas para o mercado de trabalho. O SENAC é uma instituição de grande credibilidade, e essa parceria com a prefeitura trará frutos significativos. Aproveitem esta oportunidade para fazer a diferença em suas próprias vidas e contribuir para a construção de uma sociedade mais humana, inclusiva e acolhedora para todas as gerações”, incentivou a secretária.
Com carga horária de 160 horas, o curso se estenderá até o dia 15 de dezembro. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, no turno matutino, das 8h às 12h, no auditório da SEMDESC. O programa vai além da teoria, abordando técnicas práticas para estimular a independência e a autonomia dos idosos em suas atividades diárias. Para a coordenadora do CRAS de Vila Praiana, Sula Bichir, esta formação é um divisor de águas. “Todo mundo tem uma noção de cuidado, mas aqui eles vão aprender o manejo correto para cuidar do outro, sem negligenciar o autocuidado”, explicou.
A parceria inclui ainda o apoio da Associação Casa de Caridade Adolfo Bezerra de Menezes (ACCABEM), no bairro de Caji, que receberá os alunos para visitas técnicas, permitindo a consolidação do aprendizado. Maria de Fátima Cerqueira, representante da instituição, enfatizou a importância da qualificação. “Atualmente, temos 42 cuidadores em nosso quadro. Ter uma formação é um diferencial absoluto neste mercado, pois é uma profissão de grande responsabilidade”.
Para Ana Mota, representante do SENAC, o curso prepara os alunos para um mercado de trabalho que só tende a crescer, “Esta parceria com a prefeitura visa capacitar esses alunos para atender à crescente demanda por profissionais capacitados de forma técnica e humanizada”, afirmou.
Dentre os alunos, destaca-se Silvá Farias, de 63 anos, morador da região da Lagoa dos Patos, em Ipitanga. Único homem da turma, ele é integrante de um projeto social chamado “Cuide Bem do Seu Bairro” e vê a formação como uma forma de melhor servir sua comunidade. “Como líder comunitário, percebo a necessidade de me atualizar constantemente. Tenho cursos em várias áreas, e agora busco aprimorar meus conhecimentos para oferecer um cuidado mais digno e técnico aos idosos do meu bairro”, finalizou.