Prefeitura intensifica Operação Tapa Buracos nas ruas mais danificadas pelas últimas chuvas

 Prefeitura intensifica Operação Tapa Buracos nas ruas mais danificadas pelas últimas chuvas

A Operação Tapa-Buracos da Prefeitura de Lauro de Freitas recuperou, nos últimos três meses, a malha viária de 83 ruas do município. Depois de alguns dias suspensas devido às fortes chuvas que atingiram o município, a ação foi retomada na última semana de maio nas vias de maior fluxo da cidade. O cronograma abrange todos os bairros.

De acordo com relatório da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA) foram aplicados CBUQ (Concreto Asfáltico Usinado a Quente), um material derivado de petróleo, em 2.570 metros cúbicos, o que equivale a 6.168 toneladas de massa asfáltica. Nesta semana, a Operação Tapa-Buracos recuperou asfalto na Avenida Gerino de Souza Filho, entre o Recreio de Ipitanga e Caixa D’ Água, e na Rua José Requião, no bairro de Pitangueiras.

As equipes da SEINFRA seguem uma programação diária, em que as condições climáticas são analisadas antes de qualquer operação. Para os próximos dias estão previstas a recuperação de trechos da Avenida Professor Theócrito Batista, no bairro do Caji, Rua dos Vereadores, no Centro, e conclusão da Rua José Requião, em Pitangueiras. A Operação tem sido intensificada nos locais mais danificados pela chuva.

Segundo César Sampaio, secretário da SEINFRA, a Operação Tapa-Buracos é permanente e o serviço só não é realizado quando o tempo está chuvoso. “A recorrência de chuvas aumenta a deterioração da malha viária, além de impossibilitar a recuperação. Quando o solo está molhado não há aderência, porque a massa asfáltica é trabalhada a uma temperatura de 180 graus. Caso seja feito nessas condições, o serviço será perdido”, frisou.

Além do desgaste natural causado nas vias pelo fluxo de veículos e das fortes chuvas, a Seinfra destaca ainda o impacto das obras executadas pelas concessionárias de energia e água. 

Pavimentação

A Prefeitura de Lauro de Freitas também iniciou a pavimentação asfáltica de 80 ruas em todos os bairros do município, com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) e do PAC Itinga. Até o início do mês de março, 20 ruas pavimentadas já haviam sido entregues à população. Por conta da Pandemia do coronavírus, as obras passaram por um período de desaceleração e foram retomadas em maio.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading