Prefeitura lança campanha de mamografia e entrega Raio X ao Hospital Jorge Novis

 Prefeitura lança campanha de mamografia e entrega Raio X ao Hospital Jorge Novis

A Prefeitura de Lauro de Freitas lançou, oficialmente, nesta segunda-feira (15), a campanha de mamografia do Outubro Rosa e deu início a uma programação que segue até o final do mês. As ações marcam o mês dedicado a prevenção do câncer de mama e em favor da saúde integral da mulher. O lançamento ocorreu no Complexo de Saúde, em Itinga, onde o mamógrafo da rede municipal está instalado. Moema Gramacho também entregou novo equipamento de Raio X ao Hospital Municipal Dia Jorge Novis.

No Outubro Rosa, Moema destacou que Lauro de Freitas amplia a prestação de serviços de atenção à saúde da mulher. “Precisamos alertar as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Além de termos a mamografia aqui no município, oferecemos consultas com mastologistas, exames de punção e realização de pequenas intervenções cirúrgicas. O diagnóstico precoce salva muitas vidas. Por isso trazemos para Lauro ações de prevenção, como a carreta de mamografia, em parceria com o governo do Estado, e outras atividades que estão sendo realizadas nas unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros”, enfatiza.

A prefeita, que se curou de um câncer em 2008, chama a atenção para a necessidade de se fazer o auto exame todo mês e a mamografia. O mamógrafo municipal já realizou cerca de 2.600 mamografias desde sua reinauguração em junho do ano passado. A unidade móvel do Hospital da Mulher, instalada no estacionamento do Restaurante Popular (Centro), vai reforçar a campanha.

Conjunto Radiológico

Seguindo a política de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, entregou novo equipamento de Raio X Digital ao Hospital Municipal Dia Jorge Novis. O conjunto radiológico possibilita celeridade no trabalho, segurança e precisão no diagnóstico. O equipamento é fruto de uma emenda parlamentar da então deputada federal, Moema Gramacho, que substitui o antigo Raio X analógico do hospital.

Estabelecido por Moema desde sua reinauguração, o Hospital Jorge Novis prioriza o atendimento humanizado. “É mais um avanço para este hospital. O novo equipamento de Raio X possui um sistema moderno que permite ao paciente sair com o resultado por meio eletrônico ou a impressão em película, como também assegura aos trabalhadores um risco menor de insalubridade”, destaca a diretora geral do Jorge Novis Elisa Daltro.

Tânia Amaral, moradora de Itinga, que passou por uma consulta de eletrocardiograma no Jorge Novis, acompanhou a movimentação da entrega do equipamento. “Este hospital é muito bom pra gente e agora com esse Raio X mais moderno, a população será ainda melhor atendida” avalia a dona de casa. O conjunto radiológico permite examinar todas as regiões anatômicas – tórax, abdômen, crânio, coluna e extremidades – em procedimentos de traumatologia e ortopedia.

Na entrega do equipamento de Raio X Digital e lançamento da campanha de mamografia do Outubro Rosa, estiveram presentes o secretário de Saúde, Erasmo Moura, o diretor médico da unidade, Rogério Medrado, a presidente da Câmara de Vereadores, Naide Brito, e os vereadores Débora Regis e Augusto Cezar.

Jornalista Laerte Santana

Fotos Lucas Lins

ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas

16/10/2018

71 3288 8371

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre LF News -

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading